Oportunidades nos EUA atraem mais de 1300 empresários gaúchos no Amcham Business Day

publicado 29/04/2015 14h16, última modificação 29/04/2015 14h16
Porto Alegre – Feira de negócios trouxe o tema “SelectUSA” e apresentou oportunidades comerciais em 5 estados americanos, rodada de negócios e palestras
oportunidades-foto01.jpg-1397.html

Recorde de público na edição 2015 do Amcham Business Day na capital gaúcha. Mais de 1.300 empresários participaram na última terça-feira (28/4) da tradicional feira de negócios da entidade em sua 3ª edição em Porto Alegre.

Neste ano, a feira veio com o tema “SelectUSA”, programa criado há três anos pelo Departamento de Comércio Norte-Americano, voltado para estimular a
relação comercial entre estados americanos e empresários de outros países, organizando viagens de delegações estaduais. Na feira da Amcham, os empresários presentes tiveram contato com oportunidades de investimento nos estados da Florida, Maryland, Missouri, Minnesota e Pennsylvania, além de aprofundar as condições de investimento nos Estados Unidos e conhecer casos de sucesso de empresas nacionais em território americano.

O Cônsul Comercial dos EUA em São Paulo, Everett Wakai, conduziu os painéis da programação, que recebeu também o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. “O governo norte-americano tem aproveitado uma serie de ações para intensificar a parceria com o Rio Grande do Sul”, frisou o cônsul.

No panorama do comércio Brasil-USA, o Rio Grande do Sul destaca-se ao estar entre os estados nacionais que mais mantém relações comerciais com os Estados Unidos, ocupando o 2o lugar.

Os diferenciais do mercado norte-americano, como a boa infraestrutura, o fornecimento de energia a baixo custo, o capital humano, o grande mercado consumidor, a excelência em TI e inovação, e o fato de o País ser uma “porta de abertura ao comércio mundial” foram pontos destacados pelo Conselheiro Comercial do Consulado dos Estados Unidos, Steve Knode. “Estamos muito interessados em deixar a mensagem do quanto os EUA estão abertos ao comércio”, comentou Steve Knode.

A Feira
Após a manhã de apresentação do SelectUSA, houve uma rodada de negócios fechada, na qual participaram 30 empresas, e almoço exclusivo aos empresários participantes. Às 16h, o Amcham Business Day abriu as portas para o público de mais mil empresários que passaram ao longo do dia pelo salão do Leopoldina Juvenil. Circularam centenas de pessoas interessadas em conhecer novas oportunidades de negócios. O evento seguiu até às 22h e contou ainda com duas palestras voltadas à criatividade empresarial e às particularidades do ambiente e do mercado gaúcho.

O publicitário Márcio Callage oxigenou as ideias do público apresentando as tendências vivenciadas no evento SXSW, que ocorre no Texas e reúne o que há de mais moderno em criatividade e arte. Para encerrar o ciclo de palestrar e puxar à reflexão, o bate-papo “A influência do bairrismo gaúcho frente à publicidade e a construção de marcas”, com a apresentação de cases e empresas locais e seu posicionamento e comunicação com o público.

registrado em: ,