Parlamentares do PT, PMDB e PSDB apoiaram aproximação entre Brasil e Estados Unidos

publicado 16/12/2014 11h28, última modificação 16/12/2014 11h28
Brasília - Amcham promoveu missão parlamentar aos EUA em novembro, com políticos de vários partidos
politicos-brasileiros-visitaram-o-congresso-dos-eua-3829.html

O senador Ricardo Ferraço (PMDB), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, fez na semana passada um balanço dos contatos realizados em Washington, durante visita de parlamentares brasileiros ao Congresso dos Estados Unidos entre 17 e 19 de novembro.

Ferraço, os senadores Humberto Costa (PT) e Ana Amélia (PP), somados aos deputados Arlingo Chinaglia (PT), Julio Delgado (PSB), Duarte Nogueira (PSDB), Alessandro Molon (PT), Luiz Carlos Hauly (PSDB) e Otávio Leite (PSDB), participaram da missão parlamentar organizada pela Amcham – Brasil, Câmara Americana de Comércio, em novembro.

A missão contou com o apoio da Embaixada Brasileira em Washington e teve contatos em diversas agências do governo americano, além de participar de debates em instituições bilaterais, como o Brazil-US Business Council. O senador Ferraço ressalta em seu pronunciamento que os laços entre os dois países são muito fortes, apesar do distanciamento político entre governos.

Ele lembra que o número de turistas brasileiros nos EUA ultrapassou 2 milhões em 2013 e o fluxo comercial alcançou a significativa cifra de US$ 60 bilhões, com déficit para o Brasil. Ele ressaltou que o comércio envolve uma ampla gama de tecnologias e produtos de alto valor agregado, ao passo que o comércio com a China é composto essencialmente pela exportação de produtos primários, as commodities. “Com os EUA, cerca de 72% de nossas exportações eram constituídas por produtos manufaturados e semimanufaturados”, destacou Ferraço.

O presidente da comissão ainda faz uma conclamação: “É hora, Presidente Dilma, de resgatar o diálogo Brasil-EUA da situação de esvaziamento em que obviamente se encontra hoje, alçando-o ao patamar que merece e compatível com o elevado grau de entendimento que une nossas duas sociedades.”  

Para ler a íntegra do discurso, clique no link abaixo:

http://estatico.amcham.com.br/emkt/2014/arquivos/sp-amcham-discurso-senador-ricardo-ferraco.pdf

registrado em: ,