Tensão comercial China-EUA será debatida pelos embaixadores Graça Lima e Roberto Abdenur, CAOA Chery e CAMEX na Amcham em 25/7

publicado 17/07/2018 14h52, última modificação 18/07/2018 09h50
São Paulo – Fórum aborda relação entre as superpotências e influência da China no comércio mundial

De que modo as tensões comerciais entre EUA e China, as duas superpotências econômicas, podem repercutir no sistema mundial de comércio – e também no Brasil?

Os embaixadores José Alfredo Graça Lima e Roberto Abdenur, os CEOs das multinacionais CAOA Chery (Márcio Alfonso), Banco BOCOM BBM (Cássio von Gal) e Bemis (Carlos Olivera Santa Cruz), e Marcela Carvalho, Secretária-Executiva da Câmara de Comércio Exterior do MDIC, debatem o tema no seminário ‘As Novas dimensões do Comércio Global: Fim do sistema multilateral?’ da Amcham-São Paulo na quarta-feira (25/7), das 8h às 13h.

Graça Lima é conselheiro do CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais) e foi negociador do Brasil na OMC (Organização Mundial do Comércio). Abdenur, também do CEBRI, foi embaixador do Brasil nos Estados Unidos, China, Alemanha, Áustria e Equador, e participa do painel sobre a relação China-EUA.

Ao seu lado, estarão Cristina Pecequilo, Professora de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o moderador Marcos Troyjo, diretor do BRICLab da Columbia University. A especialista em relações internacionais Rebecca Liao, analista de China e VP de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Skuchain, participa via internet dos EUA.

A visão do crescimento chinês e sua influência mundial será compartilhada por empresas que atuam nesse mercado. O painel será liderado por Márcio Alfonso, da Caoa Chery, e Cassio von Gal, do BOCOM BBM. O moderador será Heni Ozi Cukier, fundador da Insight Geopolítico e autor do blog "Risco Político Global", no portal Exame.

Carlos Olivera Santa Cruz, presidente da Bemis para a América Latina, estará no painel dos desafios para o desenvolvimento da América Latina, ao lado de Roberto Teixeira da Costa, conselheiro emérito do CEBRI, e Ingo Plöger, Presidente do IP Desenvolvimento Empresarial e Institucional e Presidente do CEAL - Conselho Empresarial da América Latina no Brasil. A moderação será de Denilde Oliveira Holzhacker, Professora de Relações Internacionais da ESPM-SP.

Marcela Carvalho, Secretária-Executiva da Camex encerra o evento compartilhando sobre como inserir o Brasil nas cadeias globais de valor.

A agenda completa do evento pode ser acessada clicando aqui.