Anvisa e parlamentares recebem relatório da Amcham sobre agência e reiteram disposição de trabalho conjunto

por andre_inohara — publicado 18/06/2013 09h39, última modificação 18/06/2013 09h39
Brasília – Vigilância sanitária e combate à pirataria de medicamentos fazem parte da agenda de trabalho
jaime_e_gustavo_anvisa_195.jpg

A pesquisa da Amcham sobre a atuação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entregue a parlamentares e representantes da agência nos dias 12 e 13/6 em Brasília, tem ajudado a melhorar os processos internos da entidade.

A sétima edição do relatório foi entregue a Jaime Oliveira, diretor de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Anvisa. Na ocasião, Oliveira disse que o trabalho da Amcham é reconhecido como instrumento fundamental de melhoria. Gustavo Trindade, chefe do Núcleo de Regulação e Boas Práticas Regulatórias da Anvisa, também esteve presente.

Leia mais: Pesquisa Amcham/Vox Populi: lentidão da Anvisa afeta lançamento de produtos das empresas

Pesquisa Amcham/ Vox Populi: Anvisa melhora atuação em 2012, mas ainda há lentidão e burocracia excessiva

O documento também foi entregue a representantes de agências e dos poderes Executivo e Legislativo, com atuação ligada à cadeia da saúde. Jadir Proença, coordenador do Pro-Reg (Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, foi um dos que receberam o documento.

Ele elogiou a iniciativa da Amcham e disse que a participação do setor privado é fundamental para a melhoria da regulação no Brasil, e que a Anvisa é referência na implementação do Programa de Boas Práticas Regulatórias.

O deputado federal Guilherme Campos (PSD-SP) também recebeu o relatório e se comprometeu a solicitar uma reunião com a Anvisa para discutir a atuação da agência no combate à pirataria de medicamentos e produtos para saúde, além de outras ações.

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também foi uma das parlamentares que recebeu o relatório. Em 2012, a senadora participou do Seminário de Competitividade da Amcham sobre as reformas inadiáveis.

Leia mais: Parlamentares, especialistas e empresários convergem em agenda de reformas prioritárias e inadiáveis para o País

O gabinete da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) recebeu o documento em seu nome, e se colocou à disposição da Amcham em proposições relativas ao tema da saúde. Da mesma forma, o senador Humberto Costa (PT-PE), com atuação destacada em questões de vigilância sanitária e combate à pirataria de medicamentos e produtos para saúde, também se mostrou disposto a colaborar com a Amcham em questões relativas a esses assuntos.

Colaboração: Bruno Boldrin