Associação educacional dos EUA cria grupo de trabalho sobre o Brasil para ampliar parcerias acadêmicas bilaterais

por marcel_gugoni — publicado 13/11/2012 10h59, última modificação 13/11/2012 10h59
Recife – Após participar de rodada de negócios da iniciativa Universidade Global da Amcham, Aascu segue para Rio de Janeiro e Brasília.
muriel_195.jpg

A American Association of State Colleges and Universities (Aascu), entidade que representa mais de 400 instituições de ensino superior americanas, dará início até o fim deste ano a um grupo de estudos sobre o Brasil. O objetivo é ampliar as oportunidades de parcerias acadêmicas bilaterais a partir de informações captadas por membros da associação em passagem pelo Brasil, conforme anunciou Muriel Howard, presidente da Aascu.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham 

“Todos os reitores que vieram ao Brasil farão parte desse grupo. Nele, debateremos aquilo que tivemos a oportunidade de conhecer sobre o País, indicando como poderá ser nossa atuação na busca de parcerias no retorno aos EUA. Em julho, vamos estruturar estas informações do grupo em um briefing completo que será disponibilizado para as universidades que fazem parte da associação. Vamos ter um plano estratégico para o Brasil”, explicou Muriel durante visita a Recife, em 09/11. 

Na capital pernambucana, seis universidades associadas à Aascu participaram da iniciativa Universidade Global, realizada pela Amcham-Recife em parceria com Empetur, Secretaria de Turismo de Recife e Consulado dos EUA em Recife. Na ocasião uma rodada de negócios reuniu o grupo a mais oito universidades locais para estreitamento das relações no campo educacional. 

“Ficamos impressionados com as universidades com as quais tivemos oportunidades de conversar. Vimos que há amplas oportunidades para que trabalhemos juntos em várias áreas”, comentou Muriel. 

Força de trabalho internacional 

Além de participação na iniciativa da Amcham, a Aascu ainda passará por Rio de Janeiro e Brasília para encontros com universidades locais até o final desta semana. 

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

“Queremos mais estudantes brasileiros nas instituições americanas e também auxiliar o aumento do fluxo de estudantes americanos vindo para o Brasil, especialmente nas áreas de ciência, tecnologia, matemática, engenharia e agricultura, entre outros campos acadêmicos. Esse tipo de intercâmbio é bom para a comunidade local, para o País e especialmente para os estudantes, já que os prepara para serem uma força de trabalho internacional”, comentou Arlene Jackson, diretora de Educação Internacional da Aascu, que também esteve presente ao evento da Amcham. 

Confira a lista de universidades participantes da Aascu que estiveram presentes à rodada de negócios com instituições de ensino superior de Pernambuco: 

- Eastern Washington University (Washington)

- Coppin State University (Maryland)

- Bowie State University (Maryland)

- Salem State University (Massachusetts)

- Shawnee State University (Ohio)

- University of Wisconsin – Platteville (Wisconsin)  

Universidade Global 

A iniciativa Universidade Global teve início no dia 07 de agosto, quando a Amcham realizou um seminário sobre ‘turismo educacional’ com a presença de representantes das oito instituições de ensino superior de Pernambuco. 

No dia 08/11, um coquetel recepcionou a delegação americana, com participação de autoridades locais das áreas de educação e turismo. A programação do grupo contou com, além da rodada de negócios em 09/11, visitas universidades pernambucanas e ao pólo turístico da região.