Nova economia é destaque da segunda edição do Pernambuco Avança

publicado 07/08/2018 10h12, última modificação 08/08/2018 14h58
Recife - Evento apresentou ecossistemas digitais nacionais e soluções inovadoras para mais de 500 participantes

Manter-se no mercado das startups está cada vez mais competitivo e não adianta ter somente ideias brilhantes e inovadoras. É preciso ter parcerias e uma boa bagagem de informações para chegar ao sonhado Unicórnio (startup que vale mais de 1 bilhão de dólares). Neste ambiente de disputa, olhar para o que deu certo e aprender com erros tem se tornado um grande desafio para as empresas. Para falar sobre o tema, uma seleção de mentes debateu sobre os novos rumos da tecnologia no Brasil no Pernambuco Avança, evento promovido pela Amcham – Recife no dia 25/07.

A abertura contou com a presença do Sérgio Cavalcante, presidente do conselho Amcham - Recife, e Raul Henry, vice-governador de Pernambuco. Henry destacou a importância de reunir executivos de diferentes mercados para captar investimentos: “Nosso estado é um lugar de oportunidades e desenvolver tecnologias que avancem com alternativas de curto e longo prazo é nossa meta principal”.

De acordo com Italo Nogueira, presidente da Assespro PE/ PB e CEO da CMTech, mediador do painel, eventos como o Pernambuco Avança são de extrema importância para o crescimento econômico e tecnológico do Estado.

“Nos últimos tempos, temos nos esforçado para promover a integração total de todos os diferentes braços do ecossistema econômico pernambucano. O mundo anda em uma velocidade cada vez mais rápida e temos que acompanhar, nos conectando, investindo, inovando, crescendo juntos. Nesta segunda edição do evento, buscamos trazer modelos e visões de diferentes ecossistemas brasileiros. A ideia é que todos saiam daqui com a pulga atrás da orelha, pensando no que estão fazendo atualmente, no que pode ser melhorado e no que ainda se tem para fazer. Essa inquietação gera desenvolvimento e inovação”, relatou.

 

Veja o que aconteceu em cada painel:

No painel Ecossistemas de Empreendedorismo no Brasil e no Mundo, foram apresentados grandes ecossistemas de sucesso nacional. O Porto Digital (Recife) foi representado pelo presidente Francisco Saboya; o diretor executivo Daniel Oliveira apresentou a SEED, com sede em Belo Horizonte, geradora de 300 empregos diretos no estado e captadora de R$ 22 milhões em investimentos. Também participaram Robert Janssen, VP da Assespro Nacional, e Daniel Leipnitz, CEO da Acate Florianópolis, que debateram suas perspectivas para o futuro e apresentaram apostas de inovação para ampliar suas bases de atuação no país.

 

Os quatro por quês

Por que estou aqui? Por que continuo aqui? Por que invisto ou tentei investir? Essas são questões importantes para qualquer empresário que queira mergulhar no mundo da inovação. Essas perguntas foram respondidas por Luiz Fernando, diretor da Accenture, Evandro Hora, sócio fundador da Tempest, Yves Nogueira, da Tynno e Sandra Norões, CEO da Gravatech.

 

(Re)agir, (re)adaptar e (re)inventar

Reagir e readaptar estão na veia investidora da Fabiana Nunes, sócia da Martorelli Advogados, que falou sobre o lançamento de uma parceria recente com o gigante Google. Fernando Wagner da Silva, da Bozano Investimentos e João Kleper, da Partner Bossa Nova Investimentos, contaram detalhes dos bastidores das startups, um modelo de negócio repetível, escalável e possível como a nova economia. Já Alexandre Mosquim, líder de inovação da centenária Votorantim, provou que dos 11 projetos de inovação, somente dois deram certo, mas foi o suficiente para aprimorar e economizar valores generosos para empresa que investe em inovação.

 

Cases de sucesso

Os cases de sucesso dessa edição ficaram por conta de Juliana Nunes, gerente executiva Digital do Banco Olé, e Bruno Aranha, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), organização responsável por disponibilizar R$ 10 milhões para apoiar a criação e aceleração de startups em todo país.

 

Espaço Conexão

Na programação da tarde, foi reservado um espaço especial para receber grandes executivos nacionais prestando monitoria e orientando novos investidores, aceleradores e jovens startups para o caminho do sucesso. Dos executivos presentes, vale destacar a presença do empresário Halim Nagem.