Universidade americana adere ao programa Ciência sem Fronteiras e vai receber até 15 estudantes brasileiros neste ano

por andre_inohara — publicado 27/03/2012 17h33, última modificação 27/03/2012 17h33
São Paulo – Rice University, uma das maiores do Texas, possui carreiras em ciências e engenharia.

A universidade de Rice, no Estado americano do Texas, assinou um acordo científico com o governo brasileiro para receber alunos brasileiros do programa Ciência Sem Fronteiras. “No primeiro ano receberemos de 13 a 15 estudantes”, adiantou David Leebron, presidente da Rice University.

Veja aqui: Cidade de Houston quer atrair investidores com infraestrutura logística e tecnológica

Leebron fez parte da comitiva da prefeita de Houston, Annise Parker, que esteve na Amcham-São Paulo na manhã de segunda-feira (26/03) para apresentar as oportunidades econômicas da cidade a empresários brasileiros.

A previsão é que os estudantes brasileiros comecem a chegar à Rice ainda neste ano.  “Somos fortes em ciências da computação, engenharia e tecnologia, carreiras em que o Brasil está interessado em desenvolver”, comenta Leebron. A Rice University é sediada em Houston e comemora seu centenário de existência neste ano como uma das principais universidades do Texas.

Com cerca de 2 milhões de habitantes, Houston é a maior cidade do Estado do Texas e a quarta maior dos Estados Unidos. Sua economia é baseada na indústria petrolífera, aeroespacial e biomedicina.

O Ciência Sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras (CSF) consiste na oferta de mais de 100 mil bolsas de estudo nos próximos quatro anos a alunos de graduação e pós-graduação, para estágio no exterior com a finalidade de se matricularem em disciplinas ligadas à tecnologia e inovação.

O programa de intercâmbio internacional é coordenado pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

O CSF também tem o objetivo de incentivar a ida de pesquisadores de empresas ao exterior para treinamento especializado, bem como atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou formar parcerias com colegas brasileiros em áreas prioritárias definidas no programa.

Cidade de Houston fecha parcerias comerciais e tecnológicas com São Paulo

A prefeita de Houston, Annise Parker, assinou na tarde de segunda-feira um acordo de cooperação com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para o desenvolvimento de relações comerciais, científicas e culturais.

“Os corações de Houston e São Paulo batem no mesmo ritmo”, disse Annise. “Dividimos muitas similaridades, como o fato de sermos fatores econômicos importantes para nossos respectivos países e estarmos localizados perto do mar – embora não no litoral”, acrescenta.

O acordo prevê intercâmbios em áreas variadas como serviços médicos, economia, planejamento urbano, habitação, transportes, educação, meio ambiente, segurança, esportes e turismo.

As duas cidades também devem incentivar o desenvolvimento de relações comerciais e econômicas e estimular a troca de experiências nos campos da ciência e tecnologia.