88% das empresas planejam utilizar ambientes virtuais para pesquisar hábitos de consumo, revela sondagem da Amcham

por giovanna publicado 28/04/2011 11h51, última modificação 28/04/2011 11h51
São Paulo - Para mais da metade das empresas ouvidas, investimentos nesse tipo de estudo em 2011 serão iguais ou superiores aos dos últimos anos.

A popularização da internet e o crescimento dos usuários de mídias sociais no Brasil têm potencializado a adoção de pesquisas online pelas empresas, visando avaliar o perfil do público consumidor por meio do comportamento nesses ambientes e, consequentemente, identificar novas oportunidades de mercado. Sondagem realizada pela Amcham revela que, neste ano, 88% das companhias pretendem empregar esse tipo de estratégia. Quase 50% já o fazem ao menos pontualmente, e 41% se preparam para iniciar agora esse processo.

O levantamento, que foi realizado com 59 gestores de Marketing de empresas associadas à Amcham em São Paulo, durante comitê de Marketing da área da entidade no último dia 12/04, identificou também uma tendência de investimentos consistentes nesse campo. Uma fatia de 58% das companhias pretende efetivar aportes em ferramentas de pesquisa online em 2011 que tenham o mesmo nível ou superem os dos anos anteriores.

Apesar do aumento do uso e dos investimentos, os entrevistados não veem as pesquisas via internet como substitutas imediatas de modelos tradicionais de coleta de dados sobre o consumidor. Para a grande maioria (78%), essa nova ferramenta é complementar às comumente usadas pelas companhias. Olhando para um horizonte de longo prazo, a perspectiva muda de figura. Mais da metade das empresas (52%) aposta que em até oito anos o novo modelo poderá substituir os tradicionais. Uma parcela de 37%, contudo, continua acreditando apenas na complementaridade.

O comitê de Marketing

O comitê de Marketing da Amcham-São Paulo reúne diretores, gerentes e executivos de Marketing de grandes, médias e pequenas empresas, interessados em trocar sobre ações de divulgação de produtos ou serviços.

No encontro do dia 12/04, ocasião onde foi aplicada a pesquisa, foi discutido o tema “Netnografia, desvendando o seu consumidor”. A netnografia é um método de estudo de comunidades virtuais e de comportamento de pessoas em ambiente online. A reunião contou com palestra de Betty Wainstock,
diretora de Pesquisa de Marketing da Idéia Consumer Insights, e Eduardo Moncalvo, sócio da Staff Brasil Comunicação.

 

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