Ambiente de convergência digital deve ser explorado na conquista de consumidores

por daniela publicado 13/09/2011 15h44, última modificação 13/09/2011 15h44
Curitiba – Empresas que não fizerem esse trabalho terão cada vez mais dificuldades para sobreviver, alertou Luciano Giannini, diretor executivo da Nerocom Comunicação.

Empresas devem partir para estratégias de divulgação de suas marcas, produtos e serviços no cenário de convergência digital - no qual TV, rádio, celular e internet passam a interagir de forma não-linear em um único ambiente, sem que o usuário tenha que migrar de uma mídia para outra-, para conquistar e fidelizar clientes. É o que alerta Luciano Giannini, diretor-executivo da Nerocom Comunicação. 

Segundo ele, esse trabalho ganha maior relevância  ao se considerar o mercado consumidor futuro, o público jovem mais aderente às inovações tecnológicas.

 “Os jovens, as crianças são os consumidores de amanhã. Quem não entender a demanda por tecnologia desse público, estará fora do mercado”, ressaltou Giannini, que participou do Comitê de Marketing da Amcham-Curitiba, na manhã dessa terça-feira (13/09).

Mesmo com problemas de infraestrutura, como o alcance da banda larga no País, o uso da tecnologia é muito presente nas relações de consumo, analisou.  “A convergência digital tem crescido gradativamente, cada vez mais aparelhos estão entrando no mercado. O fato é que a divulgação digital já está acontecendo”. Ainda segundo Giannini, uma comunicação eficiente será a responsável por transformar esse usuário da tecnologia em consumidor.

Essas novas formas de divulgação exigem das companhias uma interação cada vez maior com o seu público. “O relacionamento é a grande questão da comunicação digital. Não existe comunicação digital se não houver relacionamento”, informou Giannini. As estratégias de marketing devem ser dirigidas. Entender os nichos de mercado e segmentar o público por perfis são características da publicidade digital apontadas pelo especialista.

Vantagens

Para Luciano Giannnini, a comunicação digital permite o contato direto com o público-alvo, o que resulta em um maior percentual de acerto das campanhas e divulgações. Paralelamente, as mídias online possibilitam maior mensuração (número de acessos a um site, por exemplo), possibilitando a correção de possíveis falhas.

 Além disso, a comunicação digital, segundo Gianinni, representa baixos investimentos na comparação com as mídias tradicionais. No caso da divulgação online, algumas formas de publicidade têm custo zero, como a inserção da marca da empresa em redes de relacionamento.

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