Business Round Up: Construção civil desacelera, mas segue se expandindo acima do PIB em 2012 e 2013

por marcel_gugoni — publicado 10/10/2012 16h09, última modificação 10/10/2012 16h09
São Paulo – Previsão do Sinduscon é de crescimento do setor na casa de 4% neste ano contra no máximo 2% da média da economia.
sergiowatanabe_195.jpg

Como a média da economia nacional, a construção civil vem desacelerando, mas ainda se mantém bastante acima do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do País, revelou Sérgio Watanabe, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), na Business Round Up da Amcham-São Paulo nesta terça-feira (09/10).

Veja mais: Brasil terá 2013 de recuperação, com crescimento na casa dos 4%

Para 2012, ano em que o Brasil deve se expandir no máximo 2% segundo a maioria das previsões, a construção civil aumentará cerca de 4%, calcula o Sinduscon.

“Para 2013, o cenário ainda é incerto porque vários fatores, externos e internos, ainda preocupam. Na construção civil, que depende de crescimento econômico e estabilidade, acreditamos que continuaremos a evoluir acima do PIB nacional. Quanto cresceremos dependerá desse desempenho da economia e dos investimentos que estão sendo anunciados pelo governo”, indicou Watanabe.

Mas o representante do Sinduscon se revela otimista: “O cenário para a construção civil é positivo. Temos de lembrar que os investimentos para a Copa estão em andamento. O que falta agora são investimentos no setor comercial e na mobilidade urbana nas grande capitais que sediarão a Copa.”

Pleno emprego

Depois de dobrar seu contingente de profissionais nos últimos anos, a construção civil não reduziu postos de trabalho em nenhum mês de 2012 e segue contratando, mas em velocidade mais baixa. Nos 12 meses encerrados em agosto, o nível de emprego no setor registrou aumento de 5,5%.

Watanabe considera que o setor vive um contexto de pleno emprego, o que demandará mudança do modelo para permitir ganho de eficiência. 

Leia a cobertura completa da Business Round Up

registrado em: