Business Round Up: pesquisa da Amcham mostra que, em 2013, investimentos em Marketing e Vendas devem crescer

por marcel_gugoni — publicado 24/10/2012 14h49, última modificação 24/10/2012 14h49
São Paulo – Entre os profissionais dessas áreas ouvidos, 54% indicaram essa perspectiva, ao passo que 46% apontam para manutenção dos aportes. Conheça também outras tendências para o próximo ano.
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Pesquisa Amcham revela que os investimentos corporativos em marketing e vendas devem aumentar em 2013, conforme 54% dos profissionais dessas áreas consultados. Para 46%, haverá manutenção dos aportes. Na última sondagem, a perspectiva se mostrava invertida: em 2011, eram 42% os que apostavam em elevação dos gastos em 2012 e 53% criam em estabilidade.

Para captar percepções quanto a 2013, a Amcham ouviu, em parceria com o Ibope, 214 altos executivos de empresas de variados portes em diversas regiões do País entre os dias 19 e 26/09.  Neste recorte focado em marketing e comercial, participaram apenas profissionais dessas áreas.

Leia a cobertura da Business Round Up:

As principais estratégias de marketing e vendas em 2013, de acordo com a sondagem, serão focar o relacionamento com clientes, consumidores e fornecedores (56%) e valorizar a marca (20%), resultado semelhante ao observado na sondagem de 2011. Ganha peso maior a precificação, apontada por 10% dos respondentes, contra 5% no ano passado, e perde um pouco da relevância a valorização de produtos (14% versus 21% em 2011).

Os planos de investimentos das companhias consideram: estratégias comerciais incluindo, por exemplo, redução de preços (16%), ações de relacionamento (16%), ações com a marca (14%), ampliação de valor (12%) e lançamento de produtos (12%), entre outros aspectos.

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São 80% os que sinalizam que suas empresas preveem aumento na quantidade de produtos a serem lançados na comparação com 2012. A estratégia para esses produtos engloba inovação (48%, um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao manifestado no último ano), ênfase em segmentos específicos (queda de 17 pontos versus 2011), maior competitividade de preços (18%) e foco em canais específicos (13%).

Os investimentos em comunicação tendem a se concentrar, em 2013, em sites próprios (66% apontam para aumento dos gastos com esse tipo de canal e 26% para manutenção) e mídias sociais (58% veem aumento e 16% manutenção). Seguem importantes o e-mail marketing (48% aumentarão investimentos e 32% manterão) e as mídias impressas (32% ampliarão e 40% manterão os aportes).

Canais

Entre os canais de vendas, os que mais ganham importância dentro da estratégia dos negócios são as redes sociais, com 82% dos consultados sinalizando para mais espaço, e a venda direta, com 78% de apostas em crescimento.

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Diante da tendência de multicanalidade, os maiores desafios que se colocam são definir os canais nos quais a empresa atuará e os objetivos em cada um deles (importante ou muito importante para 58%), bem como integrar as equipes comerciais (importante ou muito importante para 70%).

Tendências

Além de realizar a sondagem, a Amcham debateu com profissionais de vendas e marketing as principais tendências nessas áreas para 2013 e compilou esse conteúdo. Acompanhe quais são:

  1. Para atender a um mercado cada vez mais crítico, a valorização do relacionamento com o cliente/consumidor, que já é uma realidade, tende a se fortalecer ainda mais.
  2. O desenvolvimento tecnológico viabiliza a construção de um marketing de relacionamento mais eficaz; por isso, o uso de ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) e BI (Business Intelligence) deve se propagar.
  3. Na busca por uma melhor qualificação do mercado consumidor, muitas empresas investirão na criação de uma plataforma educacional integrando empresa, consumidores e clientes.
  4. A mensuração dos investimentos ainda é um desafio para os gestores de marketing; por isso, a área deverá atuar fortemente na mensuração do ROI (Retorno sobre o Investimento, na tradução para o português).
  5. Em virtude da movimentação de mercado gerada pelos eventos de 2014 e 2016 (Copa e Olimpíadas), muitas empresas trabalharão o plano de estratégico de marketing com link com esses projetos.
  6. A inteligência competitiva se apresentará como foco do plano estratégico de marketing.
  7. Em face do ‘apagão de talentos’, a área de marketing dirigirá esforços e investimentos para a capacitação profissional.
  8. O uso da internet passa a ser mais elaborado, com desenvolvimento de atividades nas mídias sociais associadas a uma segmentação ‘atitudinal’ (por comportamento).
  9. Apesar do crescimento da penetração das mídias online nos investimentos de marketing, o equilíbrio entre o online e o offline ainda é a grande tendência para 2013.
  10. Na busca pela integração da comunicação e pela manutenção de um mesmo posicionamento, a convergência entre canais é essencial.

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