Campeãs de liderança focam em inovação, sustentabilidade, capacitação e responsabilidade social

por lays_shiromaru — publicado 11/04/2014 10h38, última modificação 11/04/2014 10h38
São Paulo – Unilever, IBM e GE estão entre as principais referências em desenvolvimento de líderes, de acordo com pesquisa da Hay Group

A pesquisa anual da Hay Group Best Companies for Leadership (Melhores Empresas em Liderança, em português) mostrou que as grandes referências em formação de líderes dão foco à inovação, às políticas sustentáveis, à capacitação dos colaboradores e à responsabilidade social. No ranking brasileiro, a Unilever aparece em primeiro lugar, seguida pela IBM e pela GE. Já em escala global, as empresas que tiveram mais destaque foram P&G, Microsoft e novamente GE.

“Nossos principais critérios de avaliação foram o celeiro de talentos, atuação de líderes inspiradores, pipeline para sucessão e o treinamento dos funcionários”, explica Daniela Simi, diretora da consultoria e palestrante no encontro do comitê de Diretores de RH da Amcham, em 10/04. “O objetivo foi avaliar tendências e gerar insights para o mercado sobre melhores práticas.”

De acordo com Daniela, uma qualidade das melhores companhias que se destacou durante a pesquisa foi a chamada gestão ambidestra, que é a capacidade de equilibrar execução inovação. “41% das empresas do ranking se enquadram nesse tipo de gestão. Isso confere a elas excelência operacional”, diz.

Segundo o estudo, o líder ambidestro conta com inteligência emocional e amplitude de análise. A maioria (63%) das referências brasileiras dão oportunidade a todos os funcionários de desenvolver capacidades necessárias para liderar pessoas, e investem em coaching, palestras e programas de treinamento.

A pesquisa também mostrou que as referências alcançam a eficiência operacional, porque sabem recompensar estrategicamente, isto é, utilizam recompensas baseadas em uma medição do desempenho em relação às metas.

Clique aqui para ver os resultados da pesquisa na íntegra.

registrado em: