Cerca de 300 profissionais de marketing discutem a transformação digital na Amcham

publicado 16/08/2016 12h24, última modificação 16/08/2016 12h24
São Paulo - Agências África, Dentsu Aegis, Leo Burnett, The Group e diretores do Paypal, Santander Brasil e VivaReal participaram do encontro
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 O II Fórum de Marketing  reuniu, na terça-feira (16-8) na Amcham- SP, cerca de 300 profissionais do setor para discutir os impactos e os desafios da transformação digital nas agências. A abertura ficou a cargo de Fernando Kimura, palestrante e consultor de neuromarketing e inovação.

Dois painéis discutiram o impacto e os desafios das atuais transformações digitais nas agências. No primeiro, participaram Sérgio Gordilho, co-presidente e CCO da África; Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil; Marcelo Reis, sócio e copresidente da Leo Burnett Tailor Made e Fernando Guntovitch, presidente da The Group Comunicação, com a mediação de Daniela Khauaja, coordenadora Acadêmica de Pós- Graduação da ESPM e presidente do Comitê de Marketing da Amcham.

No segundo painel, que discutiu os desafios do mundo conectado, participaram Renato Pelissaro, diretor de marketing LATAM do Paypal; Paula Nader, diretora de marca e marketing do Santander Brasil; Mariana Ferronato, diretora de marketing do VivaReal e Andre Chevis Svartman, diretor geral de marketing do Walmart. A mediação foi de Mariane Firmino, Unit Leader de Commerce, da IBM.

Confira alguns dos destaques do encontro:

Fernando Kimura, especialista em Inovação e Neuromarketing: “O desafio do marketing hoje é atingir o consumidor de forma criativa e capaz de gerar emoções e sentimentos no consumidor”; “Convido as empresas a dar atenção a um público que nunca olharam.”

Marcelo Reis, sócio e copresidente da Leo Burnett Tailor Made: “O grande desafio das agências é entender e se preparar para a grande transformação social que está acontecendo e saber como engajar o consumidor”; “A gente já perdeu a guerra de produção de conteúdo para as pessoas, elas são muito mais criativas e informais nas mídias sociais que as agências.”

Fernando Guntovitct, prresidente da The Group: “O grande desafio das agências é a integração de todas as inovações digitais, com promoções, eventos, hoje os orçamentos e os projetos são separados.”

Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil: “Quando falamos de digital estamos falando de um conjunto de tecnologias, elas obrigam a indústria da comunicação a se reinventar para falar com o consumidor que está vivenciando uma nova dinâmica de interação social”;“É uma mudança drástica, porque ela começa a ser influenciada por players que estavam fora da indústria de comunicação, como Twiter, Google, Facebook.”

Sérgio Gordilho, copresidente e CCO da Africa: “Não há mais espaço para se fazer marketing como se fazia no passado, as agências tem que deixar de ser agenciadoras e passar a ser agentes”; “A dinâmica do digital é completamente diferente. Nunca tantas agências,gastaram tantas horas,  escutando tantos consumidores, para procurar entendê-los.”

Novas exigências para os profissionais

Abel Reis, CEO da  Dentsu Aegis Network Brasil: Antes precisávamos de duas características principais dos profissionais: criatividade e relacionamento (conexão com o cliente, o consumidor). Hoje além das duas primeiras, precisamos de engenhosidade, ou seja, capacidade de criar nas plataformas tecnológicas e ainda gestão de equipes e projetos.”

Sérgio Gordilho, copresidente e CCO da Africa: “Antes os profissionais de marketing precisavam ter ideias, hoje têm que fazer as ideias acontecer.”

 Marcelo Reis, sócio e copresidente da Leo Burnet Tailor Made: “Hoje o que é mais necessário é achar gente que entende de gente, isso é o mais difícil e o mais interessante.” 

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