Ciclo de Decisões: Gestão de Pessoas da Amcham-Recife expõe diretrizes inovadoras da área

publicado 30/01/2014 14h17, última modificação 30/01/2014 14h17
Recife - Evento realizado no último dia 23/01 reuniu representantes do Bradesco, Santher, Rota do Mar e Ministério do Trabalho
ciclo-de-decisoes-2908.html

Investimento na educação, conexão com as tendências, cuidado com os colaboradores e atenção às novas regras do eSocial. Estes foram os elementos-chave indicados por os Glaucimar Peticov, diretora nacional de RH do Bradesco, Carolina Duque, diretora nacional de RH e TI da Santher, Ezequias Júnior, diretor de RH da Rota do Mar, e José Alberto Maia, auditor fiscal do Ministério do Trabalho de Pernambuco e coordenador do grupo eSocial, para um bom trabalho na área de gestão de pessoas. “Nossa filosofia se baseia na premissa de que organizações se sustentam por dois pilares: tecnologia e gente”, comentou Peticov.

O grupo de palestrantes se reuniu no Ciclo de Decisões: Gestão de Pessoas, na quinta feira (23/01), evento baseado na inovação do segmento e com o objetivo de substituir o antigo RH em Foco. Com programas de incentivo ao ensino e aperfeiçoamento de talentos, Glaucimar Peticov, primeira a se apresentar, falou um pouco sobre o estilo de governança corporativa utilizado pelo Bradesco, além de passar pelas trilhas de aprendizagem que um funcionário da empresa percorre. “A empresa crê no valor e na capacidade de desenvolver pessoas”.

Com o questionamento “Sua estratégia está conectada com o que está acontecendo com o mundo?”, Carolina Duque apontou a necessidade de inovar e repensar o papel do executivo de gestão de pessoas. Employment branding (conjunto de técnicas usadas para reforçar a imagem de boa empregadora de uma empresa), apagão de talentos, cultura e valores organizacionais, equilíbrio da vida pessoal e vida profissional e encontro de gerações foram alguns dos tópicos abordados. “Temos que estar atentos as tendências, entender como o mercado está atuando e valorizar a diversidade. A partir disso, definir os objetivos e pensar estrategicamente”, explicou Carolina.                      

Diretor de RH da Rota do Mar, eleita a segunda melhor empresa para se trabalhar em Pernambuco pela consultoria Great Place to Work (GPTW) em 2013, Ezequias Júnior comentou as várias medidas tomadas pela organização para garantir o bem estar dos colaboradores. Entre elas, um casamento comunitário para os funcionários. “Encontramos muitos problemas em arranjar mão de obra, e, por isso, a empresa possui diversos programas de capacitação dos funcionários, além de investir em qualidade de vida. Possuímos piscinas, quadras, espaços para eventos, além da política de premiações e participação nos lucros”, contou o diretor.

ESOCIAL

Com objetivo de esclarecer dúvidas sobre o eSocial, José Alberto simplificou o novo sistema e estabeleceu três principais diretrizes: garantir os direitos dos trabalhadores, facilitar o cumprimento das obrigações pelos empregadores reduzindo custos e informalidade, além de aprimorar a qualidade das informações prestadas ao governo.“Posso resumir o eSocial como uma nova forma de registro de eventos trabalhistas, com empregadores prestando informações de qualidade”, afirmou. 

 Novo sistema da Receita Federal para recebimento eletrônico de dados trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores, o eSocial será adotado a partir de junho pelas empresas, primeiramente, em caráter experimental. 

registrado em: