Coaching garante o alinhamento dos profissionais à estratégia organizacional

publicado 16/06/2014 15h03, última modificação 16/06/2014 15h03
Recife - A consultora Lília Barbosa detalhou as principais vantagens de se investir no acompanhamento executivo de profissionais
coaching-foto01.jpg-808.html

Aumento do foco e resultados organizacionais, aprimoramento do processo decisório e desenvolvimento das habilidades de liderança e consequentemente melhora do clima organizacional são algumas das principais vantagens de se investir em coaching executivo dentro da organização.

“As empresas descobriram que o investimento em processos de coaching traz retorno efetivo e aumenta os resultados organizacionais, aumenta a coesão cultural, trabalho em time e engajamento das pessoas”, comentou Lília Barbosa, sócia diretora da Cozex.

A consultora esteve presente no Comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Recife, em 11/06. Com o tema Coaching Executivo – Auxiliando no Crescimento de sua Empresa, o encontro reuniu um público de cerca de 70 pessoas no auditório do Amcham Business Center da capital pernambucana.

Segundo Barbosa, o coaching executivo e coaching de carreira são os mais procurados na Região. O primeiro está relacionado ao desempenho em áreas específicas, formação de sucessores nos diversos níveis organizacionais e aumento do engajamento dos executivos e seus respectivos liderados. O segundo, aos profissionais que perceberam a importância de fazer um plano de carreira estruturado e assumir o comando de seu crescimento profissional.

“O coaching de carreira é mais utilizado por pessoas novas no mercado de trabalho, profissionais já experientes que precisam dar uma guinada, bem como os que estão em processo de aposentadoria ou precisam encontrar uma nova carreira”, explicou.

Profissionais de alta performance são os que mais sentem necessidade de um processo de coaching para continuarem mantendo e superando as expectativas organizacionais depositadas, constantemente. “Colaboradores que ainda não atingiram as metas ou possuem dificuldades de relacionamento interpessoal, inteligência emocional, administração do tempo ou falta de foco também precisam de um coach. É necessário alguém que os conduza, os instrumentalizando em técnicas que possibilitem desenvolver competências requeridas pela companhia”.

registrado em: