Conheça as três etapas essenciais para a obtenção de crédito durante o coronavírus

publicado 28/04/2020 11h20, última modificação 28/04/2020 11h20
Recife – Escritório Guimarães Ferreira detalhou a necessidade de análise, a coleta de fichas cadastrais e o acompanhamento de empréstimos para empresas
Busca por crédito é fundamental neste momento de pandemia.jpg

Busca por crédito é fundamental neste momento de pandemia

Em meio à crise do coronavírus, buscar liquidez é fundamental frente à ameaça de uma queda muito grande nas receitas. Assim, a busca por crédito é fundamental nesse momento e tende a aumentar. "As empresas têm que ir atrás dos bancos os quais elas têm relacionamento para buscar crédito, mesmo caso não estejam precisando desse reforço de caixa imediatamente, porque não é possível prever ainda o que vai acontecer”, avalia Ana Luiza Ferreira, Sócia da Guimarães Ferreira.

Embora estejam surgindo muitos anúncios de oferta de crédito por parte dos bancos, há uma frustração das empresas como um todo por esse empréstimo não estar chegando na ponta, ou seja, nas companhias interessadas em adquiri-los. O motivo disso, segundo Ana, é que o risco de crédito até o momento não foi mitigado pelos agentes governamentais nem pelos bancos. “O normal é que o risco de crédito do BNDES fique com o banco repassador. Os recursos dele são canalizados para PMEs pelos bancos repassadores e o risco fica com eles”, explica.

Assim, ela analisa que as empresas não vão conseguir acessar crédito no mesmo nível que estão precisando. Para melhorar esse cenário, será necessário que os bancos públicos tomem a maior parte dos riscos. Ana, que participou do nosso webinar ‘Obtenção de crédito: alternativas que podem ajudar sua empresa’, no dia 22/04, recomenda: “Indicamos para as empresas que procurem os bancos públicos neste momento”.

Sabendo dessas dificuldades enfrentadas pelas organizações durante a crise do coronavírus, o escritório Guimarães Ferreira listou as três etapas básicas necessárias para a obtenção de crédito, independente da instituição financeira:

 

ANÁLISE DO CONTEXTO E ESCOLHA DA LINHA MAIS APROPRIADA

No momento atual, a indicação é que as empresas busquem os gerentes em todas as instituições financeiras com quem já têm relacionamento, além de buscarem os bancos públicos, principalmente, no Nordeste, o Banco do Nordeste, pelas condições diferenciadas. Alertamos que no presente momento a capacidade desses bancos está reduzida, também pelos processos necessários para efetivar as já anunciadas prorrogações de prazos de empréstimos existentes, além de o processo normal de “know your customer” (conheça seu cliente) possivelmente exigir verificações presenciais de novos clientes que podem ser difíceis no momento atual.

 

COLETA DOS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos solicitados pelos bancos podem formar uma lista extensa. Recomendamos atenção no preenchimento e o envio do máximo de documentos de comprovação patrimonial que seja possível, da empresa e de seus sócios. O limite de crédito a ser gerado para a empresa pode ter relação com o patrimônio da empresa e também de seus sócios.

 

ACOMPANHAMENTO JUNTO À AGÊNCIA

A maioria das instituições financeiras hoje tem um processo de geração de limite de crédito automático, ou seja, em poucos dias após a entrega de toda a documentação da empresa, deve ser conhecido o valor disponível.

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS?

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinários.

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?

Os webinários especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivo.