Design Thinking nas empresas estimula inovação, espírito de equipe e motivação

por andre_inohara — publicado 03/05/2012 16h48, última modificação 03/05/2012 16h48
São Paulo – Metodologia de pensamento prioriza necessidades do consumidor e desperta atenção de designers e empreendedores.
elisa_furusho_1.jpg

A informalidade e o idealismo que caracterizam as gerações mais jovens de profissionais precisam ganhar espaço nas organizações a fim de que consigam atrair esses quadros. Além disso, estimular as empresas a pensarem de forma mais criativa e intuitiva influenciaria muito mais o desenvolvimento da inovação e do espírito de equipe.

Para isso, uma forma de conquistar a lealdade tanto das gerações mais novas como das demais é estimular o pensamento voltado à criatividade e sociabilidade, dentro de uma abordagem conhecida como Design Thinking.

“A aplicação dos conceitos de Design Thinking para os problemas da sociedade tem sido foco dos mais ambiciosos designers e empreendedores do mundo”, disse Elisa Furusho, diretora de RH da Linx.

“As pessoas buscam cada vez mais encontrar sentido e conexão naquilo que fazem. Elas não se motivam apenas pelo salário”, acrescenta a executiva, que concedeu entrevista ao site após participar do comitê estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham-São Paulo, realizado nesta quinta-feira (03/05).

O método de Design Thinking consiste em unir o pensamento analítico e o intuitivo para solucionar problemas sob uma ótica mais empática. Sua prioridade é atingir o melhor resultado para o consumidor final, sem perder de vista a viabilidade operacional e o retorno financeiro.

Por meio desse conceito, busca-se descobrir novas soluções e produtos observando o comportamento do cliente, interpretando pesquisas e reuniões com grupos focais e testando ideias e protótipos.

Case de Design Thinking da Positivo

Um case famoso de Design Thinking é o computador ‘Faces’, da Positivo. Em 2008, a fabricante constatou que habitantes das periferias de São Paulo e Rio de Janeiro costumavam deixar o computador na sala, compondo a decoração. Além disso, muitos não tinham carro, o que dificultava o transporte do equipamento em caso de reparo.

A partir dessas constatações a Positivo criou a linha ‘Faces’, cujos computadores tinham alça e frente acrílica que pode ser personalizada com diferentes imagens. A boa aceitação do produto se comprovou no sucesso de vendas dessa linha.

Veja aqui: Design Thinking propõe inovação pela integração do design a processos de negócios

Pensar diferente é o caminho para a inovação, o reposicionamento pessoal e a motivação, de acordo com Elisa. “O Design Thinking é uma oportunidade para repensar o modo de vida e dar um significado diferente aos papéis que uma pessoa tem a todo o momento, seja como marido, colaborador ou estudante”, afirma.

Uma forma de desenvolver o Design Thinking é exercitar o espírito crítico, de acordo com Virginie Fernandez, diretora de RH da Moet Hennessy. “Quanto mais questionamentos, mais o lado do cérebro que ajuda a criar, inovar e desenhar novos cenários é desenvolvido”, argumenta.

O uso de competências-chave como empatia, associação, networking e sintonia (conseguir conectar elementos que parecem dispares para criar uma nova realidade) também ajudam no pensamento criativo, disse Virginie.

A expectativa dos jovens

O modelo tradicional das organizações, de busca por resultados, não é atrativo para os jovens, disse Elisa. “São os jovens que vão sustentar as empresas no futuro, e eles não querem mais esse modelo”, destaca.

Nesse contexto, cabe uma reflexão sobre um novo modelo de organização, que enfatize a realização pessoal. “É preciso resgatar o lucro como consequência de uma organização saudável e entrosada. Quando se trabalha por motivação, a equipe fica mais conectada porque encontra uma causa no negócio”, observa Elisa.

Cabe ao RH levar essa discussão para dentro das organizações, segundo Virginie. “A questão do significado e do prazer no trabalho, somada ao relacionamento harmonioso com os colegas é predominante, e continua não sendo a característica principal das nossas empresas”, ressalta.

registrado em: