E-book revela seis passos para um Compliance eficiente

publicado 24/08/2017 15h25, última modificação 24/08/2017 15h53
São Paulo – Liderança e exemplo determinam sucesso do programa, ensinam especialistas

O fator determinante ao sucesso de um programa de compliance é o rigor na aplicação de regras (enforcement), segundo Maria Cecília Carmona, diretora de Compliance do Deutsche Bank e presidente do comitê de Compliance da Amcham – São Paulo. “Uma das formas é observar as atitudes dos líderes em relação ao assunto. Por exemplo, quantas vezes o presidente incentivou as pessoas a fazer as coisas certas? Com que frequência ele fala de compliance?”, indaga.

A executiva e Wagner Giovanini, diretor da consultoria Compliance Total, compartilharam no e-book da Amcham ‘Seis passos para iniciar um compliance eficiente’ algumas dicas para montar um programa bem-sucedido de compliance.

Uma delas é monitorar as próprias ações e a de terceiros, pois serve de garantia de mitigação de riscos e resguardo legal, recomenda Giovanini. “A empresa que contrata terceiros tem que fazer alguma coisa para evitar que eles cometam ilícitos. Se a empresa não demonstrar que está exigindo mecanismos de integridade de seus terceiros, poderá ficar em maus lençóis perante a Justiça.”

Este e outros e-books estão disponíveis para sócios na página do Amcham Connect.

registrado em: ,