Empresas buscam qualidade e rapidez nas análises de Big Data, segundo IBM e Buscapé

publicado 31/03/2015 11h49, última modificação 31/03/2015 11h49
São Paulo – Depois da fase de acumulação de dados, objetivo é trabalhar melhor esse conteúdo nas organizações
comite-tic-2888.html

As empresas estão mais exigentes no uso de ferramentas de Big Data, de acordo com a IBM e o site de comparação de preços Buscapé. “Depois de cinco anos de investimento, as empresas acumularam volume e variedade de dados”, disse Carlos Tunes, executivo de Big Data da IBM, no comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Amcham – São Paulo, que aconteceu na quarta-feira (25/3).

“Agora, as empresas querem mais velocidade e veracidade, principalmente para dados não estruturados (informações eletrônicas ainda não padronizadas nos formatos dos bancos de dados). As empresas querem informações mais úteis e confiáveis”, acrescentou. Tunes se referiu ao conceito dos Cinco “V” de Big Data: Valor, Variedade, Velocidade, Veracidade e Volume.

Eduardo Akira, gerente de TI do Buscapé, disse que o próximo passo é melhorar a qualidade das informações. “Com as ferramentas de Big Data, ganhamos espaço de armazenamento a custos reduzidos. Agora estamos focados no tratamento e qualificação dos dados.”

Usando análises de Big Data, Akira revelou que o direcionamento de e-mail marketing aos clientes ficou mais eficiente no Buscapé. “Nossa taxa de conversão (abertura de e-mails) ficou bem mais alta. Isso porque temos uma visão mais clara de onde atuar para se obter maior retorno”, comenta Akira.

Mais da metade dos projetos de Big Data são para melhorar atendimento de clientes

De acordo com a IBM, do montante de projetos de Big Data que as empresas tocaram em 2014 no Brasil, 53% eram voltados à melhoria no atendimento de clientes: 31% se relacionavam com inteligência para atração de clientes, e 22% tinham a ver com aperfeiçoamento da experiência de consumo.

O dado faz parte do estudo da IBM sobre Big Data & Analytics, e foi apresentado por Tunes. “Os projetos estão sendo cada vez mais bem sucedidos e percebidos como relevantes dentro das organizações.” Mapeando empresas que usam ferramentas de Big Data, a IBM verificou também que 63% das companhias pesquisadas obtiveram retorno nos projetos de inteligência analítica no prazo de um ano.

registrado em: