Empresas têm retorno positivo com programas voltados ao bem estar dos colaboradores

por lays_shiromaru — publicado 21/02/2014 08h45, última modificação 21/02/2014 08h45
São Paulo – Mais produtividade e redução de custos são alguns dos ganhos das companhias; GE e Hospital Alemão Oswaldo Cruz compartilham experiências
marcia-agosti-4584.html

Priorizar o bem-estar dos funcionários tem gerado bons resultados às empresas. Na GE, o pontapé inicial para introduzir um programa de saúde voltado aos colaboradores foi o lançamento da estratégia global Healthymagination, em 2008, comprometimento da companhia de oferecer produtos e serviços de saúde com qualidade e preços acessíveis.

“A ideia era começar a ação pela conscientização dos próprios colaboradores”, disse Márcia Agosti, gerente de Programas de Saúde da GE do Brasil, durante encontro com o comitê de Saúde da Amcham, em 18/02.

Além de auxiliá-los com a introdução de hábitos saudáveis, o programa da GE oferece tratamento de tabagismo, auxílio financeiro para custos com academia e coaching. “Identificamos pessoas que tenham hábitos que podem trazer riscos à saúde e acompanhamos sua evolução”, conta. “Nosso objetivo é introduzir práticas saudáveis no dia a dia dos colaboradores, ajudar aqueles que apresentam sobrepeso ou obesidade, entre outros.”

Da primeira para a segunda edição, constatou-se redução de 4,6% do número de sedentários, de 2,5% da quantidade de fumantes, e de 2,3% do número de pessoas com hipertensão arterial. Houve também redução de 62,5% das consultas em Pronto Socorro, de 63,6% de exames e de 56,1% de consultas eletivas, o que contribuiu para a redução de 52% dos custos com esses procedimentos.

Do Bem-Estar à oportunidade de negócio

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz é outra instituição privada com case de sucesso com programa de saúde para colaboradores. Junto com a Universidade de Stanford, o hospital desenvolveu, em 2010, o Programa Bem-Estar, que oferece atividades preventivas e serviços de saúde aos colaboradores e seus familiares, como academia de ginástica e aulas de ioga para gerenciamento de estresse.

O projeto disponibiliza ainda coaching de bem-estar e programa de gerenciamento de doenças crônicas, supervisionados por uma equipe interdisciplinar, além de oficinas de canto, tratamento de tabagismo, ciclo de palestras, e encontros do grupo de caminhada e corrida.

“O Programa Bem-Estar é focado na mudança comportamental. Nosso objetivo é enfatizar mudanças graduais de estilo de vida e padrões sustentáveis de comportamentos dos colaboradores, seus familiares e terceiros”, disse Rodrigo Bornhausen Demarch, gerente de Qualidade de Vida do hospital e também palestrante no comitê.

Anualmente, os colaboradores são convidados a preencher uma avaliação de saúde on-line, que aborda questões como estilo de vida, saúde mental, indicadores biométricos de saúde, e disposição para mudança comportamental.

Uma prática eficiente no hospital é o incentivo financeiro à participação do colaborador em atividades como realizar exames periódicos, acompanhar as palestras, tomar vacinas recomendadas, entre outras, que representam 12,5% das metas individuais. “No primeiro ano, 92% dos colaboradores responderam ao questionário, chegando a 99% em 2012”, disse.

Desde que foi introduzido, em 2010, o programa já apresentou bons resultados. Houve um aumento de 10% dos colaboradores que comem duas ou mais porções de frutas por dia, e de 11% dos que praticam mais de 20 minutos de atividade física vigorosa em três ou mais dias na semana.

De acordo com Demarch, para desenvolver um programa voltado para a saúde e o bem-estar numa empresa, é preciso alinhamento estratégico com a identidade e aspirações organizacionais, engajamento da liderança, e um projeto amplo em escopo, com qualidade e coleta de dados consistente. Ele também ressalta a importância da acessibilidade aos participantes e de uma comunicação efetiva.

Recentemente, o HAOC viu no Programa Bem-Estar uma oportunidade de negócios: adaptando o projeto para outras empresas, o Saúde Sob Medida oferece soluções integradas de saúde e bem-estar, já testadas e aprovadas pelo hospital. 

registrado em: