Entender consumidor e se aproximar com conteúdo relevante é essencial para comunicação nas redes sociais

por giovanna publicado 31/03/2011 11h59, última modificação 31/03/2011 11h59
Recife – As marcas pertencem aos consumidores, lembrou gerente da PepsiCo no Panorama de Marketing de Pernambuco.
entender_materia.jpg

As ações de marketing em redes sociais devem ser úteis para o usuário, gerar interesse real nas pessoas através de conteúdo relevante. Para Edmar Bulla, gerente de Consumer Engagement da PepsiCo, esses são os fatores determinantes do sucesso de companhias presentes em redes sociais.


“As marcas não pertencem aos executivos das empresas, mas aos consumidores. É importante que os profissionais de marketing tenham isso em mente e vejam que, com as redes sociais, os consumidores são colaboradores, co-autores das marcas”, destacou Bulla, que participou do 7º Panorama de Marketing de Pernambuco, realizado pela Amcham-Recife na terça-feira (29/03).

 

Nesse contexto de importância da atuação do consumidor, a busca pelo engajamento de pessoas em relação a uma marca precisa ser um dos focos das companhias na internet. De acordo com Bulla, é preferível ter dez indivíduos engajados com uma marca no Twitter, por exemplo, do que ter cem seguidores presentes na rede da companhia apenas em função de uma promoção realizada.

 

Dicas

 

Em sua palestra no evento da Amcham-Recife, Bulla elencou dicas para os profissionais de marketing diante do atual cenário:

• Não pense em online e offline como campos diferentes de ações para sua marca. O consumidor não encara esses dois elementos assim;
• Crie relacionamentos através de valores culturais, observando o comportamento de seus consumidores, fazendo com que gerem uma iconografia de sua marca antes mesmo que se estabeleça uma relação de compra;
• Não faça aquilo que você acha que tem de fazer. Faça aquilo que seu consumidor quer que seja feito;
• Se há dúvida no tipo de ação a colocar em prática, pergunte ao cliente. Utilize a web como um fórum de pesquisa online.

 

No evento, o gerente da PepsiCo alertou ainda que os profissionais de marketing precisam se perguntar se estão preparados para lidar com o avanço da internet móvel, principalmente com a popularização de smartphones e tablets. Para ele, essa popularização é a maior tendência de mercado na atualidade e mudará a maneira de pensar interfaces para o usuário e agregar novos valores às ações de marketing.

 

7º Panorama de Marketing

 

O evento, realizado na tarde de terça-feira (29/03), teve como tema central o futuro das redes sociais. Na ocasião, apresentada pesquisa realizada pela Amcham-Recife em parceria com a Prime Brasil que mapeou o uso dessas mídias em ações de marketing em Pernambuco.

 

O encontro contou ainda com a participação dos especialistas em redes sociais Mariela Castro, colunista do blog Mídias Socias do portal da revista Exame; e Alessandro Barbosa, CEO da E.Life. Rosário Pompéia, diretora de operações da LeFil Comunicação, completou o quadro de palestrantes.

 

Clique aqui para saber mais sobre o estudo apresentado no Panorama de Marketing da Amcham-Recife.
 

registrado em: