Falta de liderança gera insatisfação dentro das empresas

publicado 20/03/2014 16h04, última modificação 20/03/2014 16h04
São Paulo – Para palestrante, líder é quem dá idéias nobres para seguir
cafe-de-relacionamento-sao-paulo-4936.html

Falhas na liderança estão ligadas aos níveis de insatisfação dentro das organizações, afirma o consultor Gutemberg de Macedo, presidente da Gutemberg Consultores. Ele palestrou durante o Café de Relacionamento na Amcham – São Paulo, quinta-feira (20/03).

Para ele, a falta de liderança está ligada à crise nas instituições – empresariais, políticas, religiosas e acadêmicas, entre outras. “Há uma insatisfação tão grande nas empresas porque não há lideranças”, diz. “O líder difere do gestor. Ele dá ideais nobres para seguir, indica um caminho acima do que você acha que pode trilhar”, declara.

A continuidade dos negócios depende da liderança, destaca o consultor, que se descreve como um estudioso de biografias de grandes líderes. Um deles é Sam Walton, fundador do Walmart, maior varejista do mundo.

Walton morreu em 1992, acometido por um tipo de câncer. Gutemberg diz que, ao descobrir a doença, o empresário americano tratou de organizar a transição na gestão da companhia. “Ele pensou que só haveria uma maneira de perpetuar os negócios: formar líderes que acreditassem nos seus princípios e valores. Conseguiu formá-los e a companhia cresceu ainda mais”, conta.

“Liderança é mais do que status, é o que determina os passos dos membros da organização”, conclui.

Aspectos

O profissional que exerce liderança, esclarece ele, deve ter conduta ética e transparente o tempo todo, mesmo em sua vida particular. “Deve ser uma carta aberta, porque os liderados olham para a vida do líder, procuram saber de seu comportamento”, argumenta.

Outra característica é o pensamento crítico e independente, que questione tudo, inclusive a si mesmo. “Deve se perguntar ‘quais minhas vulnerabilidades, pontos fortes, minhas competências sociais e políticas?’, sem medo de se olhar no espelho”, aconselha.

Além da disciplina em se instruir constantemente, aprendendo novidades, o líder carrega consigo a generosidade. “Doe seu tempo, sua experiência, eduque os liderados, com o cuidado de não torná-los dependentes”, adverte.

registrado em: