Feedback constante é ferramenta para retenção de profissionais de vendas

por giovanna publicado 20/06/2012 17h59, última modificação 20/06/2012 17h59
Recife – Uma política de premiação estruturada também contribui para esse trabalho.
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Reconhecida como pela alta rotatividade nas companhias, a equipe comercial precisa de feedback constante e uma política de premiações estruturada para se manter motivada. Isso é o que a prática mostra, de acordo com Anneth Nóbrega, coordenadora de Recursos Humanos da Italiana Automóveis.

“O acompanhamento semanal e mensal faz com que o próprio funcionário entenda como ele está em relação à equipe e quais são os pontos que precisam ser trabalhados”, afirma Anneth, que esteve presente ao comitê de Gestão de Pessoas da Amcham-Recife na terça-feira (19/06).

As premiações são, segundo a executiva, um fator decisivo para reduzir a rotatividade da área através da motivação da equipe comercial. Em sua análise, Anneth aponta que ter uma política estruturada de premiações variadas contribui para o engajamento dos vendedores.

Ela afirma que a premiação deve vir não apenas para as grandes metas batidas, mas também para pequenas conquistas. “Utilizamos desde recompensas mais simples, como brindes ou idas a restaurantes, até ações mais elaboradas, a exemplo de viagens custeadas pela empresa para as metas maiores”, explica.

Trabalho com a liderança

O envolvimento da liderança com as estratégias de engajamento são essenciais para o sucesso dessas ações, defende Anneth. “Sem o apoio da diretoria seria impossível motivar as equipes”, completa.

De acordo com a coordenadora, esse apoio foi fundamental, por exemplo, para que a Italiana Automóveis estivesse entre as empresas vencedoras da pesquisa Great Place to Work Pernambuco em 2011.

 

 

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