Habilidades técnicas e comportamentais são fundamentais em equipes de alto desempenho

publicado 31/10/2014 15h05, última modificação 31/10/2014 15h05
São Paulo - Competências comportamentais ajudam na hora de se relacionar com clientes e colegas
fernando-santos-3074.html

Para Fernando Santos, sócio da consultoria de treinamento S100, desenvolver uma equipe de vendas de alto desempenho exige aprimoramento constante e abrangente. “São os treinamentos técnicos e também comportamentais que fazem do vendedor um profissional de alto desempenho”, disse na quarta-feira (29/10), durante o comitê estratégico de Vendas e Distribuição da Amcham – São Paulo.

Santos disse que as competências comportamentais são parte importante do treinamento, pois estão relacionadas à forma como o profissional aborda um cliente. “Estudamos muito a técnica, e normalmente entendemos como uma coisa funciona. Mas a postura, a roupa e o linguajar criam uma imagem na cabeça do cliente que pode ser positiva ou negativa, conforme a abordagem escolhida.”

O consultor também sustenta que as empresas têm que se comprometer com a formação de profissionais. “Para alcançar excelência em vendas, tem que existir uma cultura de excelência”, ressalta. “Aquilo que a empresa quer como objetivo e a conduta que espera de cada profissional precisa ser revisitado mensalmente, e repetido como um mantra.”

De acordo com Santos, investir na cultura de excelência é uma forma de garantir o sucesso da organização. “Tecnologia, marketing e publicidade são copiadas com o tempo, e o que realmente faz a diferença nas empresas são as pessoas. E imitar a cultura de uma empresa não é tão simples, porque leva uns anos para ser replicada.”

registrado em: