Havaianas: originalidade e fidelização de clientes guiaram internacionalização da marca

publicado 12/02/2014 09h28, última modificação 12/02/2014 09h28
Brasília - Presente no Brasil e no mundo, Havaianas é uma das marcas mais sólidas do mercado
angela-hirata-havaianas-made-in-brazil-9957.html

Considerada uma das marcas mais sólidas do mercado internacional, as Havaianas têm sua história de 51 anos de sucesso relatada por Angela Hirata da Suriana Trading, durante apresentação no Comitê Aberto de Marketing da Amcham-Brasília, em 05/02 (confira a apresentação completa aqui).

Ex-diretora de comércio exterior da São Paulo Alpargatas, Angela liderou o processo de expansão da marca, entre 2001 a 2004. Inicialmente comercializadas em locais populares, as sandálias brasileiras cruzaram fronteiras, e a partir de 2005, sendo distribuídas em cinco continentes e em mais de 60 países. Objeto de desejo, as Havaianas são onipresentes no mundo da moda, e das celebridades.

 “As pessoas buscam um produto que atenda suas necessidades, e têm pressa nessa busca. Para atingir o objetivo, é fundamental entender consumidor e ter capacidade de trabalhar tal conhecimento,” explica a palestrante. Pautada em criar interatividade no relacionamento com o consumidor, e na criação de produtos originais, a marca lançou, nos anos 90, as Havaianas Top, sandália monocromática, disponíveis em azul, lilás, pink e preta.  Nesse período, a empresa  ampliou o investimento em publicidade com ações na mídia eletrônica e impressa. A partir daí, o escopo passou a contemplar inserções na mídia espontânea, tendo como foco a criação do desejo de consumo.

Por fim, Angela alerta que o planejamento para o desenvolvimento do negócio, deve ser feito com toda a atenção e cuidado. “Estar atento à concorrência não só impulsiona a inovação e a qualidade no relacionamento com o consumidor, como também garantem o posicionamento de mercado”.

 A seguir, a íntegra da palestra “Made in Brazil” - Fidelização de clientes e busca de novos mercados, apresentada por Angela Hirata:

 



registrado em: