Implementação da cultura de inovação necessita de envolvimento do RH

por agrimaldo — publicado 31/10/2010 13h11, última modificação 31/10/2010 13h11
Recife - Cabe ao gestor de pessoas recrutar profissionais com perfil para liderar projetos de vanguarda.

O envolvimento do departamento de Recursos Humanos (RH) é fundamental no processo de criação de uma cultura de inovação dentro das empresas. Cabe ao gestor de pessoas recrutar profissionais com perfil adequado para enfrentar riscos e liderar projetos de vanguarda, afirma Naeem Zafar, professor da Universidade da Califórnia e sócio-fundador da Concordia Ventures LLC, empresa sediada no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

"Além de desenvolver políticas de RH de incentivo à inovação, o departamento de pessoas de uma organização é crucial tanto na identificação de perfis profissionais compatíveis com o processo de inovação como também na estruturação de ações de recompensa, motivação e estímulo à cultura de desenvolvimento e criação de novos projetos", disse Zafar, que participou nesta terça-feira (04/10) de evento promovido pela Amcham - Recife em parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Recife. 

De acordo com Zafar, o sucesso do processo de inovação nas companhias depende diretamente da capacidade dos departamentos de RH de recrutar e alocar os colaboradores compatíveis com cada etapa do processo de desenvolvimento de novas ideias e projetos.

"É crucial ter as pessoas certas e com as competências técnicas adequadas com o processo inovativo. Existe um erro comum de achar que a criatividade é a única habilidade necessária para um profissional que será alocado em um departamento de pesquisa e desenvolvimento."

Tolerância ao erro

Zafar destacou também a relevância do RH para a criação de uma estrutura organizacional que tolere erros, sempre possíveis dentro de processos de inovação.

"Em caso de falhas em novos projetos, os colaboradores da organização precisam ter a certeza de que não serão punidos com perdas de bonificação ou outras reações por parte da organização. Qualquer estímulo ao processo inovativo exige dos gestores a capacidade extra de tolerar o erro e lidar com riscos", defendeu.

Próximo evento

A Amcham-Recife promove nesta quarta-feira (06/10) um novo evento em parceria com o Consulado dos Estados Unidos tendo como objetivo apresentar o programa National Export Initiative (NEI), criado pelo governo americano para alavancar o crescimento sustentável e gerar empregos através do processo de exportação.

O encontro contará com a presença de Christopher Del Corso, cônsul dos Estados Unidos no Recife; Brian Brisson, diretor do pepartamento de Comércio dos Estados Unidos para a América Latina; e James Dudley, conselheiro econômico da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3223-2603 ou através do email [email protected].   
 

registrado em: