Inovar é uma questão de atitude, argumenta CEO da Intel

publicado 03/07/2019 18h48, última modificação 25/07/2019 15h20
Goiânia – No CEO Fórum, Maurício Ruiz compartilha reflexões sobre liderança e inovação
CEO Forum Goiania.jpg

Da esquerda para a direita: Maurício Ruiz, Anessa Caparelli, Pedro Salomão e Carlos Murillo.

A jornada de inovação tem que ser encarada com “atitude” pelas empresas, atesta Maurício Ruiz, CEO da Intel Brasil. “Inovar é modificar. É uma atitude que surge quando percebemos que precisamos agir em determinada situação que já não está funcionando mais para a empresa”, afirma Ruiz, no nosso CEO Fórum, em 16/6.

Nosso tradicional encontro de negócios reuniu 500 executivos na capital goiana para conhecer as reflexões de Ruiz como executivo-chefe em temas de liderança, inovação e legado. As discussões também foram enriquecidas pelos CEOs Carlos Murillo (Pfizer Brasil) e Pedro Salomão (Ibiza Sensorial).

A mentalidade aberta para mudanças tem que ser compartilhada com toda a empresa, continua Ruiz. Para ele, a transformação necessita de uma teia de colaboração. “Inovação não é uma obrigação, mas precisa de direcionamento e estímulo para acontecer”, ressalta.

Da mesma forma que as inovações podem manter a relevância das empresas no futuro, elas ajudam a inspirar os colaboradores e cativar clientes. “É por isso que a inovação é protagonista na construção de legados”, destaca Murillo, da Pfizer Brasil.

Passado inspirando a inovação

Em suas observações, Salomão reforça que criar algo novo tem a ver com olhar de forma crítica para o passado e, então, pensar de um jeito diferente. “Inovação nem sempre é inventar alguma coisa que ninguém fez. Ou mesmo ter relação com algo tecnológico. Inovar, muitas vezes, é resgatar um aspecto que está no comportamento, em algo do passado, que as pessoas não estão usando mais”, afirma.

O empreendedor é um observador atento do comportamento. Autor do livro ‘Empreendendo Felicidade’, Salomão acredita que a base do sucesso empresarial está em ouvir os colaboradores e manter boas relações pessoais e familiares.

 

registrado em: , ,