Marketing promocional é ferramenta mais rentável para aumentar vendas

por marcel_gugoni — publicado 29/03/2012 17h48, última modificação 29/03/2012 17h48
Curitiba – Ex-camelô e especialista em marketing diz que direcionamento e baixo custo das ações ajudam a consolidar a marca.
david195.jpg

O marketing promocional é a melhor e mais barata ferramenta para o aumento das vendas e para o crescimento de uma empresa. Por permitir um direcionamento a um público específico e possibilitar ações simples e de baixo custo, a estratégia é uma das mais rentáveis e eficazes. A avaliação é de David Portes, sócio-proprietário da DMarketing, agência de comunicação e marketing promocional.

Portes, que já foi camelô, diz que começou a vender doces em um farol de uma esquina do Rio de Janeiro com R$ 12 emprestados – capital inicial usado para montar uma banca. Hoje ele dá palestras e cobra pelas lições de marketing que acumulou durante a vida.

“A mídia tradicional tem apresentando uma queda e fica cada vez mais cara. Hoje em dia, realizar ações de marketing localizado para um público-alvo específico dá muito mais resultado do que quando uma empresa gasta milhões para atingir um público do horário nobre de televisão, por exemplo”, indicou ele no Ciclo de Marketing e Vendas da Amcham-Curitiba, realizado nesta quarta-feira (28/03).

Foi através de ações inusitadas de marketing que ele chamou a atenção da mídia e acabou transformando o improviso em um grande negócio. Entre as ações praticadas por David estão promoções, muitas em parceria com outras empresas, cartão fidelidade e pedidos por telefone e por e-mail, que atendiam aos prédios vizinhos. Até um sistema de drive-thru estava entre os serviços da Banca do David.

Para ele, a criatividade é essencial para o sucesso de uma ação. Ele diz que o segredo do marketing promocional é estabelecer ações que proporcionam pontos de contato entre a marca e seus potenciais consumidores, estimulando a venda dos produtos. A estratégia é considerada mais direcionada por restringir suas ações a um público alvo bem definido.

A mídia digital permite ainda que essas ações promocionais possam ser simples e de baixo custo, como o marketing de guerrilha, podendo envolver apenas o produto da empresa. Para Portes, essas características fazem do marketing promocional uma das melhores ferramentas para empresas de médio e pequeno porte.

Criatividade e sinceridade

“Hoje, quase todos os produtos estão no mesmo patamar, o diferencial é a criatividade. Pode-se executar uma ação muito simples. O importante é ter uma boa ideia”, destaca. No entanto, para a boa execução do marketing promocional, assim como de qualquer venda, é preciso atrelar esse diferencial a outras duas características: sinceridade e planejamento.

“Em primeiro lugar, é preciso vender aquilo que o cliente quer.” A sinceridade diante da necessidade do consumidor é o primeiro passo para sua fidelização, afirma ele. “Já o planejamento é crucial para que se possa manter a sua sinceridade, entregando aquilo que ofertou.”

Principalmente em relação ao marketing promocional, é necessário que a empresa possua a estrutura e a logística necessária para atender a demanda que uma ação pode gerar. Nesse sentido, um ponto que merece grande atenção e comprometimento por parte das companhias é o uso da internet para vendas e para divulgação.

O palestrante lembra que não é necessário um grande investimento para aumentar as vendas de uma empresa.  “Uma simples estratégia sem custo pode gerar visibilidade e conhecimento da marca”. Hoje, os R$ 12 dele viraram milhares, sem falar no reconhecimento de suas palestras.

Leia mais notícias sobre o assunto:

Uso de redes sociais e customização serão tendências de Marketing em 2012

Empresas buscam 'Chinas' dentro do Brasil para sustentar expansão

Com marketing de experimentação, consumidor quer opinar e participar do processo de melhoria dos produtos

Marketing de experiência possibilita fidelização de consumidores, clientes e colaboradores

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

registrado em: