Mercado exige novo perfil de profissional de marketing, mostra pesquisa da Amcham

por marcel_gugoni — publicado 18/12/2012 15h43, última modificação 18/12/2012 15h43
São Paulo – Dos executivos da área ouvidos, 94% demonstraram essa visão e 79% sentem necessidade desse tipo de contratação em suas empresas.

O perfil tradicional do profissional de marketing vai dando lugar a um novo, que abrange habilidades variadas, indo além da criatividade, para incluir análise, gestão e conhecimentos do mundo online. Sondagem da Amcham com executivos desse segmento identificou que, de acordo com 94%, a exigência desse novo perfil já é uma realidade no mercado.

Leia mais: Busca por profissionais de marketing mais generalistas e conectados com o mundo digital está aquecida

Além disso, 79% dizem que suas empresas já percebem a necessidade de contratar colaboradores com essas características. A sondagem foi aplicada no comitê aberto de Marketing da Amcham-São Paulo em 27/11. 

Na visão dos 64 consultados pela Amcham, as características dos profissionais de marketing mais procuradas pelas companhias atualmente são: inovação e criatividade na gestão de marcas, produtos e do próprio negócio (56%); habilidade para integração entre canais online e offline (54%); gestão e liderança de equipes e projetos (48%); habilidade analítica para maior aproveitamento da explosão de dados (44%); e gestão da interação com o cliente (33%).

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

O que explica a necessidade de um perfil diferenciado é um novo contexto de negócios, marcado por: disseminação das mídias sociais (73%); crescimento de opções de canais e ferramentas (70%); maior concorrência e globalização das marcas (68%); explosão de dados (52%); e mudanças na demografia do consumidor (33%). 

O estudo revela ainda os impactos corporativos dessa demanda por um novo perfil de profissional de marketing. Foram listados: maior investimento em treinamento e capacitação (49%); estruturação de planos de carreira (33%); e intensificação do leilão de talentos entre empresas (32%).

registrado em: