Metade das empresas já realiza monitoramento de presença nas redes sociais, aponta pesquisa da Amcham

por giovanna — publicado 07/12/2011 11h32, última modificação 07/12/2011 11h32
São Paulo - Objetivos relacionam-se a garantir segurança da informação, proteção da marca e identificação de insatisfação de clientes.

Levantamento da Amcham indica que as empresas brasileiras já dão importantes passos no sentido de realizar monitoramento e gestão de marca nas redes sociais, uma necessidade premente diante do crescimento acelerado desse tipo de comunicação. Uma fatia de 49% dos consultados pela entidade já executa esse tipo de trabalho. Outros 17% pretendem dar início a ações nesse sentido ainda neste ano e 6% planejam incorporá-las em médio prazo (até três anos).

Os ouvidos dizem que os objetivos principais para a gestão de riscos nas redes sociais relacionam-se a garantir: segurança da informação (36%); proteção da marca (32%); identificação de insatisfação de clientes (30%); e segurança da rede (9%).

Para alcançar essas metas, as companhias aplicam as seguintes táticas: adoção de código de conduta para funcionários, parceiros e fornecedores (49%); constituição de equipe especializada em comunicação e marketing (40%); monitoramento de presença nas redes (30%); e assessoria jurídica especializada (19%).

Para a sondagem, a Amcham ouviu 53 empresários, executivos de Marketing e gestores jurídicos que participaram de seu comitê de Direito da Tecnologia em São Paulo no dia 21/07. Na amostra consultada, 60% já contam com perfis oficiais corporativos em pelo menos uma rede social.

 

registrado em: