Mudanças no marketing propõem mais análise da sociedade

publicado 05/05/2014 16h38, última modificação 05/05/2014 16h38
São Paulo – Especialista comenta as tendências do setor
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Para se adaptar às mudanças da sociedade e do mercado, o setor marketing vem focando ainda mais no estudo do comportamento das pessoas, assumindo um papel mais estratégico nas empresas. No último encontro do comitê de Marketing da Amcham, em 23/04, Anderson Penha, sócio da Symnetics, explicou que o conceito de marketeering é um exemplo dessa mudança, propondo “pensar o marketing além do estudo de mercado e fazendo a engenharia de novos negócios”.

“O líder de marketing passa a trabalhar de uma forma mais participativa. A área é mais ativa na criação de novos produtos e serviços e no desenvolvimento do valor da companhia”, disse. “É preciso analisar o comportamento da sociedade e, a partir disso, entender as necessidades da população e como a empresa pode atuar em cada caso.”

Outra tendência de marketing, de acordo com Penha, é o storytelling, que usa narrativas em diferentes formatos para emitir uma informação que a empresa deseja, alcançando justamente as emoções das pessoas. Para ele, um bom exemplo de utilização da ferramenta é a campanha de “despedida” da Kombi (veja aqui), em que o veículo ganhou voz para contar sua própria trajetória, anunciando também a produção dos últimos modelos da linha.

Penha também ressaltou o espaço que a experiência de marca vem ganhando. No encontro do comitê da Amcham, ele compartilhou o case da K’s Japan (clique aqui para ver). A fabricante japonesa de instrumentos musicais lançou, durante um festival de música, uma guitarra para ser quebrada, permitindo que os participantes do evento fizessem testes. Além de se tornar a número um em vendas na Amazon, a Smash Guitar foi a palavra mais procurada nos maiores buscadores do Japão e mais mencionada na rede social japonesa Mixi’s.

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