O quanto o medo de falar em público impacta a sua carreira?

publicado 29/01/2020 00h00, última modificação 05/02/2020 16h14
Rio de Janeiro – Aprenda algumas dicas de oratória para se destacar no mercado de trabalho
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Gisele Lacorte, Diretora da Gal Treinamentos, fala sobre melhores práticas de oratória no primeiro Fórum de Gestão do nao no Rio de Janeiro

Saber se comunicar de forma clara é uma das características fundamentais para se destacar no âmbito profissional e em todas as áreas da vida. Ter uma boa oratória traz mais oportunidades, que podem alavancar sua carreira e também os relacionamentos interpessoais. No entanto, o receio de falar em público é tão comum que, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Chapman, ultrapassa o medo da própria morte.

Para Gisele Lacorte, consultora de Gestão e Liderança e diretora da Gal Treinamentos, o medo de realizar apresentações para um grande número de pessoas é motivado pela sensação de vulnerabilidade desencadeada  por estarmos de frente a uma plateia. “Ficamos apreensivos por nos sujeitarmos a um possível julgamento e, também, pelo receio de decepcionar as pessoas”, exemplificou.

Segundo estudo da Universidade da Califórnia, citado pela consultora no Fórum de Gestão do dia 23 de janeiro no Rio de Janeiro, o sucesso de uma apresentação depende de três fatores em diferentes proporções. Embora sejam importantes, o conteúdo e o significado das palavras representam 7%, enquanto o tom de voz utilizado e a postura corporal correspondem a 38% e 55% respectivamente.

 

MAS, AFINAL, COMO APRIMORAR SUA ORATÓRIA?

Ao preparar uma apresentação, o ideal é pensar no público presente. “Existem basicamente três tipos de pessoas: visuais, auditivas e sinestésicas. Por isso, desenvolva sua apresentação alternando algumas técnicas, como vídeos, perguntas interativas, músicas, entre outros”, exemplificou a palestrante. Veja abaixo mais dicas da especialista.

 

ADEQUE SUA RESPIRAÇÃO

Antes de começar a falar, concentre-se em sua respiração e tente manter-se calmo.

DOMINE O TEMA

Temos muito mais facilidade para falar sobre assuntos dos quais entendemos bem ou temos interesse. Então, estude antes de se apresentar!

ADMINISTRE SUAS EMOÇÕES

Prepare-se para todo tipo de situação e saiba se portar caso algo não saia da forma esperada.

CONSTRUA UMA LINHA DO TEMPO

Seja objetivo e lembre-se que todo discurso tem início, meio e fim.

DISTRIBUA BEM OS OLHARES

Deixe a plateia confortável e faça com que as pessoas sintam que você está concentrada nelas.

AJA NATURALMENTE

Discursos que tocam corações e têm propósitos estabelecidos garantem melhor aceitação do público.

NÃO SE JULGUE ENQUANTO FALA

Lembre-se que ninguém conhece mais da sua apresentação do que você. “Erros são comuns, não se cobre tanto, mas continue praticando”, finalizou a consultora.

 

O QUE É O FÓRUM DE GESTÃO?

Com foco na abordagem de soft skills, cada vez mais exigidas no mercado, o Fórum de Gestão é uma iniciativa gratuita e exclusiva para associados da Amcham. Mindfulness, inteligência emocional, negociação e gestão de tempo são alguns dos temas já debatidos.

PARA QUEM?

Executivos de empresas associadas que têm interesse em aprimorar soft skills e, assim, se destacar no mercado de trabalho. Por ser uma iniciativa gratuita, há um limite de dois participantes por organização.

FÓRUM DE GESTÃO 2020

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