Skip to content. | Skip to navigation

Por que é papel do RH promover diversidade nas empresas? Entenda!

publicado 21/06/2022 23h36, última modificação 21/06/2022 23h36
Diversidade na empresa: entenda qual é o papel do RH nisso e confira alguns exemplos de iniciativas a serem adotadas!
diversidade nas empresas.jpeg

A diversidade nas empresas é um conceito amplo, mas não precisa ser complexo. Assim como a satisfação do funcionário no ambiente de trabalho e a reputação corporativa do negócio, esse é um tema que precisa ser aprofundado para ser abordado em sua completude.

Assim, vamos elucidar um pouco melhor a temática no post de hoje, em que você vai entender:

- o que é a diversidades nas empresas;
- como ela impacta o negócio de várias formas;
- como você pode garantir essa condição no ambiente de trabalho;
- por que essa obrigação é do RH;
- quais ações práticas podem ser adotadas.

Vamos conferir? Então, fique de olho e aproveite a leitura!

O que é a diversidade nas empresas?

A diversidade nas empresas não é um assunto tão novo. Ele surgiu lá na década de 1990, nos Estados Unidos. Mas, apesar disso, esse já era um tema debatido informalmente em muitos ambientes de trabalho.

A criação do termo coincidiu com alguns fenômenos sociais importantes da época, o que inclui o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, o surgimento mais acentuado do movimento negro e até o aumento da expectativa de vida, tornando maior a média de idade dos trabalhadores.

Foi assim que surgiu esse conceito, que trata da integração de diferentes grupos sociais no ambiente de trabalho, incluindo suas diversidades de gênero, idade, etnia, entre outros. Mas não se trata apenas de contratar essas pessoas, e sim de desenvolver um ambiente acolhedor para que elas se sintam realmente inclusas.

As oportunidades devem ser iguais, as políticas devem ser voltadas para a promoção de um ambiente receptivo e as regras contra qualquer tipo de preconceito devem ser duras, por exemplo. Dessa forma, se promove o respeito por todos, enquanto o próprio negócio se beneficia de ganho de competitividade, inovação e trabalho em equipe.

Quais são os impactos dessa condição para o negócio?

A diversidade nas empresas tem um grande potencial para desenvolver o negócio. Ela ajuda a evoluir o ecossistema corporativo, formar profissionais mais flexíveis e tolerantes, além de equipes mais dinâmicas e criativas.

A integração entre diferentes culturas proporciona diferentes perspectivas para a resolução de problemas e para a criação de ideias. Portanto, as pessoas se beneficiam de oportunidades vantajosas, enquanto a empresa se desenvolve de uma forma respeitosa e saudável.

Como garantir a diversidade nas empresas?

Existem muitos fatores capazes de influenciar e garantir a diversidade nas empresas. A seguir, elencamos os mais importantes entre eles para você conhecer!

Envolvimento da alta liderança

Os líderes precisam se envolver e se comprometer com a diversidade, estabelecendo metas de performance e inclusão para o negócio. Isso é feito por meio da representação de profissionais que fazem parte das minorias sociais, elencados por cada estágio da sua carreira.

Recrutamento focado em habilidades

Quando falamos em diversidade dentro das empresas, é importante priorizar as habilidades em detrimento das formações. Essa é uma forma de incluir pessoas de culturas, experiências e perspectivas diferentes e ainda dar a elas uma oportunidade de formação superior.

Diversificação das fontes de atração de profissionais

Não dá para esperar resultados diferentes fazendo tudo sempre igual. Se você quer uma equipe diversificada, é preciso captar talentos de fontes diferentes. Por isso, programas de jovem aprendiz e estágio remunerado são ótimas opções, além de projetos com organizações sociais para atração de talentos.

Oferta de benefícios complementares

Quando você trabalha com uma política de diversidade, oferecer benefícios diversos é uma maneira de atrair talentos com perfis diferentes. Desse modo, mesmo os grupos conhecidos como minoritários têm a oportunidade de oferecer suporte às suas famílias, melhorar a qualidade de vida e se desenvolver.

Treinamentos de diversidade e inclusão

O treinamento estruturado de diversidade e inclusão também pode ser uma maneira de trabalhar essa questão na empresa. Assim, todos têm a oportunidade de entender melhor a importância e os benefícios de acolher a individualidade no dia a dia de trabalho.

Seleção de fornecedores diversificados

A diversidade não precisa estar apenas no seu quadro de funcionários. Na verdade, uma ótima forma de promovê-la é através dos fornecedores e parceiros estratégicos do negócio. Então, priorize parceiros que também trabalhem a diversidade e promova espaços mais inclusivos.

Por que é papel do RH promover a diversidade nas empresas?

O RH não só pode, como deve garantir a aplicação e execução de iniciativas e pautas relacionadas ao assunto. É dele a responsabilidade de elaborar planos que integrem e acolham a diversidade na empresa, fazendo com que as pessoas se sintam parte importante das realizações do empreendimento.

Portanto, cabe ao RH desenvolver novas políticas, promover mudanças na cultura organizacional e criar incentivos para aumentar a diversidade nas equipes. Em outras palavras, ela deve trabalhar constantemente para que os times se mantenham dinâmicos e se tornem cada vez mais produtivos.

Além disso, é de sua incumbência criar medidas de punição àqueles que adotarem comportamentos contrários às políticas de diversidade da empresa. Assim, o compromisso se torna uma ação prática de intolerância à discriminação.

Quais ações podem ser colocadas em prática?

Quer colocar isso em prática em forma de medidas implementáveis o quanto antes? Então, olha só!

Programas de inclusão de diversidade

Comece a desenvolver programas de inclusão que repensem a forma como são realizados os processos seletivos, tornando essa etapa mais igualitária. Além disso, crie oportunidades internas para que os stakeholders se desenvolvam com base nas suas habilidades.

Inclusão da diversidade na cultura organizacional

Desenvolva uma cultura receptiva às diversidades, com uma política dura de combate ao preconceito e à discriminação. Coloque isso em palavras e inclua na comunicação formal do negócio. Assuma o compromisso de combater qualquer barramento à diversidade e estabeleça canais seguros para denúncias.

Acompanhamento de indicadores e métricas de diversidade e inclusão

Por fim, adote indicadores e métricas que mostrem a situação real da empresa quanto à diversidade. Entenda como as pessoas estão sendo incluídas, qual o nível de qualidade dessa inclusão e quão bem esses profissionais se sentem no ambiente de trabalho.

Agora você já sabe o necessário para começar a implementar a diversidade nas empresas. Como você viu, esse é um trabalho que não funciona como um mero assistencialismo, mas, sim, como a criação de oportunidades reais, uma troca valiosa para os profissionais e para a empresa.

E se você gostou do que viu por aqui, não deixe de conferir então nosso conteúdo sobre as tendências de ESG e diversidade para 2022.