Saiba como manter uma boa comunicação com seus colaboradores durante o coronavírus

publicado 21/05/2020 15h52, última modificação 21/05/2020 15h52
Brasil – Cobrança dos consumidores por transparência envolve também as ações positivas das marcas com os colaboradores durante esse momento de crise
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Comunicação interna precisa ser estratégica e humana durante a pandemia da COVID-19

Muito tem se falado sobre a comunicação com os consumidores durante a crise do coronavírus, mas igualmente proporcional deve ser a dedicação para o diálogo com os colaboradores. “É preciso ter o mesmo cuidado com o colaborador que se tem com o cliente”, afirma Daniely Gomiero, Diretora Responsabilidade Social e Comunicação Corporativa da Claro e Vice-Presidente do Instituto Claro.

Segundo a executiva, a comunicação interna precisa de uma estratégia para humanizar mais ainda esse diálogo e ser extremamente transparente para que colaboradores diretos e indiretos se sintam seguros. “Temos um comitê de crise que se reúne diariamente para discutir as ações a serem tomadas tanto externamente quanto internamente”, explica Daniely, que esteve presente em nosso webinar ‘A comunicação como elemento-chave em tempos de crise’, no dia 19/05.

Uma boa comunicação interna também traz ganhos de imagem à empresa: as pessoas estão cobrando das marcas cada vez mais coerência e as empresas que não trabalham desta maneira são questionadas. Segundo Rozalia Del Gaudio, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados, essa é a hora de ser muito fiel aos valores da organização. “As empresas que ancoram suas decisões nos valores tendem a tomar as melhores decisões”, afirma a executiva que também participou do nosso webinar.

 

EXEMPLOS 

Como exemplo, a Claro tem avisado os colaboradores todos os dias sobre o que está acontecendo dentro da companhia com um boletim de atualizações com linguagem fácil e divertida. Além disso, a empresa usa como estratégia as lives com participação do presidente e dos executivos para os funcionários saberem o que a empresa está pensando e para onde está indo. “Também estamos usando muito o WhatsApp para nos comunicarmos com os colaboradores”, comenta Daniely.

A eficiência das ações também é medida pela companhia de telecomunicações: “Fazemos pesquisas para saber como essa comunicação está sendo recebida”, explica a executiva. Ela acrescenta que a organização também conta com um canal de apoio psicológico e médico aos funcionários e com um grupo dentro do setor de RH voltado exclusivamente para discutir e pensar como será a política de trabalho durante a retomada.

Na Arcos Dorados, o trabalho é semelhante: há um canal de apoio aos colaboradores, a companhia está montando uma pesquisa para saber como os funcionários estão se sentindo e toda a semana é feita uma call geral das lideranças com o staff. Além disso, a holding das lanchonetes McDonald’s conta com uma universidade corporativa (Universidade do Hambúrguer) que tem conteúdos gratuitos de finanças, produtividade e saúde mental para a equipe neste momento.

“O desafio que temos é continuar sendo agentes transformadores da corporação ajudando as pessoas a estarem mais conectadas e as organizações gerando valor para a sociedade”, finaliza Rozalia. Daniely também finaliza com um recado de esperança: “Eu espero que cada vez mais essas conexões sejam mais fortes e o senso de comunidade venha para ficar”.  

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS?

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinários.

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?

Os webinários especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivo.