Sete pontos para planejar a retomada da sua empresa

publicado 20/07/2020 09h00, última modificação 05/08/2020 18h05
Rio de Janeiro – Durante webinar, especialista e executivos compartilharam melhores práticas para a volta do universo corporativo presencial
Mapear grupos de risco, definir calendário de retorno e prestar atenção no engajamento e clima são atitudes fundamentais para a retomada pós-pandemia.jpg

Mapear grupos de risco, definir calendário de retorno e prestar atenção no engajamento e clima são atitudes fundamentais para a retomada pós-pandemia

Após quatro meses de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, as empresas começam a desenhar os planos de retomada ao trabalho presencial. No novo normal, colaboradores não vão poder compartilhar espaços comuns, conversar de perto ou se abraçar. “O primeiro ponto importante é que a doença não está se manifestando da mesma forma em todos os estados. Então, é necessário compreender a realidade epidemiológica de cada lugar para, assim, construirmos um plano de retomada seguro”, destacou Dr. Álvaro Furtado, médico infectologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Durante o webinar ‘Retomada das atividades presenciais: como as empresas devem se preparar?’ (08/07), executivos falaram sobre o que suas companhias têm feito e compartilharam melhores e práticas e pontos de atenção nessa jornada. Veja a seguir as etapas essenciais para o retorno, destacadas por André Marinho, sócio da área de Governo & Infraestrutura da KPMG, e João Cesar Lima, sócio e CO-CEO do Grupo Case:

 

MAPEAMENTO DOS GRUPOS DE RISCO

Além dos idosos e pessoas com alguma comorbidade, como pressão alta e diabetes, também se enquadram as pessoas que utilizam transporte público no trajeto de casa para o trabalho e aqueles que moram com pessoas do grupo de risco.

 

DEFINIÇÃO DO CALENDÁRIO DE RETORNO

Estabeleça a retomada faseada. “Mesmo que as pessoas voltem ao trabalho em grupos, faça um ensaio com poucos colaboradores antes de definir o calendário real. Muitas coisas não pensadas podem surgir e dá tempo de você redesenhar a retomada”, disse João Cesar.

 

ENGAJAMENTO E CLIMA

Enquanto algumas pessoas estão ansiosas pela volta, alguns colaboradores ainda estão com receio. Na visão de André, não adianta forçar o retorno, já que isso pode alterar a relação de confiança entre o funcionário e a empresa. “Precisamos entender a jornada desse trabalhador e abrir espaços de diálogo e empatia”, salientou o executivo.

 

TECNOLOGIA

“Nós saímos de um modelo totalmente presencial para o home office, o que já foi um desafio. No novo normal, vamos ter um modelo híbrido, em que algumas pessoas vão estar no escritório e outras em casa. Esse vai ser mais um desafio para as áreas de T.I.”, pontuou André.

 

COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Como tudo é novo, a comunicação deve ser mais assertiva do que nunca.

 

FOCO NA CIÊNCIA

“Por mais estruturado que esteja o plano, temos que lembrar que é tudo muito dinâmico. À medida que novas evidências científicas vão surgindo, vamos precisar rever os projetos. Precisamos levar em consideração a ciência quanto ao uso de máscara, distanciamento, estruturar a área física dos locais, testagem, entre outros”, frisou Dr. Álvaro.

 

ASPECTOS MÉDICOS

A empresa também precisa definir a periodicidade e o tipo de testagem da Covid-19. Além disso, é necessário saber o que fazer com os resultados. “Ter o apoio de uma equipe médica e de enfermagem é imprescindível durante todo o processo”, finalizou João Cesar.

 

O QUE SÃO OS WEBINÁRIOS?

São transmissões ao vivo de bate-papos e entrevistas, exclusivos online, sobre diversos assuntos do mundo empresarial. Diante da atual situação com a COVID-19 no Brasil, transformamos os encontros presenciais em atividades digitais e webinários.

PARA QUEM SÃO E COMO FUNCIONAM?

Os webinários especiais sobre a Covid-19 são públicos, totalmente gratuitos e podem ser acessados pelo link amcham.com.br/aovivo. Para se manter atualizado sobre nosso calendário e se inscrever rapidamente nos eventos, baixe o aplicativo o App Amcham, disponível na Apple Store ou no Google Play.