Universidade corporativa permite aos funcionários ter maior influência em seu desenvolvimento profissional

por andre_inohara — publicado 17/10/2012 15h39, última modificação 17/10/2012 15h39
Recife – Sistema também abre espaço para que o RH atue de forma mais estratégica, avalia gerente da Alcoa.

A consolidação de todas as capacitações oferecidas por uma empresa em um sistema integrado, na forma de uma ‘universidade corporativa’, permite aos funcionários influir mais ativamente no rumo de sua carreira. Quem aponta é Luciana Traeger, gerente de Recursos Humanos da Alcoa.

Na Alcoa, a universidade corporativa, além de agrupar os treinamentos oferecidos presencialmente e virtualmente pela companhia, reúne informações sobre subsídios para cursos de pós-graduação, MBA e cursos de línguas.

“O sistema traz clareza das oportunidades de crescimento na companhia para o funcionário. Facilita que ele faça seu plano de desenvolvimento, entendendo o que é preciso para avançar a um próximo passo da carreira”, comentou Luciana durante o comitê estratégico de Gestão de Pessoas da Amcham-Recife nesta quarta-feira (17/10).

Veja aqui: Gestor de RH defende que colaborador seja protagonista da própria carreira

Retenção de talentos

Os efeitos da centralização das informações numa plataforma única são sentidos na retenção de talentos da companhia. Luciana cita que, na Alcoa, um terço dos funcionários declara que a possibilidade de desenvolvimento está entre os principais motivos para trabalhar na empresa.

Para o departamento de Recursos Humanos (RH), um sistema como esse dá mais liberdade para atuação estratégica, avalia a gerente. “Isso coloca o RH em um papel mais estratégico, fornecendo os subsídios, orientando e alinhando as escolhas dos funcionários à estratégia de negócios”, disse.

O monitoramento é a principal ferramenta para manter as escolhas dos colaboradores em compatibilidade com os negócios da companhia, aponta Luciana.

Na Universidade Alcoa, por exemplo, o portfólio de capacitações é feito pelo RH em parceria com consultores especialistas e uma plataforma digital foi desenvolvida para mostrá-lo aos funcionários. “É uma estrutura que demanda aportes financeiros para seu planejamento e execução. Então, monitorar os resultados é fundamental para sabermos se o trabalho está surtindo efeito”, finalizou.

Veja aqui: Investir em educação de qualidade é chave para garantir crescimento de 5% nos próximos anos, apontam economistas e empresários

registrado em: