Amcham debate propriedade intelectual e desafios da inovação no INPI

por marcel_gugoni — publicado 09/05/2012 17h24, última modificação 09/05/2012 17h24
Rio de Janeiro – Agenda de competitividade e de crescimento econômico estará em pauta em evento na nova sede do instituto no Rio de Janeiro.
photo.jpg

A inovação é peça-chave do crescimento econômico, e a propriedade intelectual é a responsável por garantir que o desenvolvimento de novas tecnologias, processos, produtos e serviços e deem frutos aos negócios. Nesta quinta-feira (10/05) a Amcham participa de um debate, na nova sede do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no Rio de Janeiro, para falar sobre os desafios da competitividade e da inovação.

Veja também: Estados Unidos deixam Brasil fora de lista de maiores violadores da propriedade intelectual

O CEO da Amcham, Gabriel Rico, falará sobre os caminhos de crescimento para a indústria brasileira por meio da inovação no painel “O Desafio da inovação e a agenda brasileira de propriedade intelectual”.

Veja aqui quais são as vantagens de ser sócio da Amcham

Rico participará de debates ao lado de Carlos Calmanovici, presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); Ivan Vicente Janvrot Miranda, diretor de Tecnologia da PipeWay e representante da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); Heloísa Menezes, secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); Nelson Fujimoto, secretário de Inovação do MDIC; e Roberto Giannetti da Fonseca, diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O próprio presidente do INPI, Jorge Ávila, será o moderador do painel. 

Atuação da Amcham 

Para promover noções de respeito à propriedade intelectual e o estímulo à inovação como fatores decisivos para o aumento da competitividade brasileira, a Amcham  mantém uma força-tarefa de Propriedade Intelectual e trabalha com a conscientização de jovens sobre os malefícios da pirataria no Projeto Escola Legal

Quer participar dos eventos da Amcham? Saiba como se associar aqui

Desde 2009, a Amcham também realiza pesquisas junto ao meio empresarial sobre a atuação do INPI. O resultado do último estudo, aplicado em 2011, já foi apresentado ao presidente do INPI e será entregue ao ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel. Nos próximos dias, você verá no site da Amcham a íntegra dessa pesquisa. 

Acesse aqui os relatórios da Amcham sobre o INPI em 2009 e 2010

registrado em: