As cinco características de um empreendedor de sucesso, segundo Luiz Alberto Garcia

publicado 23/06/2020 17h43, última modificação 24/06/2020 12h42
Brasil - Na Semana Amcham de Empreendedorismo, o Presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo Algar compartilhou quais são os atributos que todo empresário deve ter
“Quando você acredita de corpo e alma no seu negócio, isso irradia para os seus pares e deixa o time mais seguro para continuar suas atividades”, afirma o Presidente de Honra do Conselho Administrativo do Grupo Alg.jpg

“Quando você acredita de corpo e alma no seu negócio, isso irradia para os seus pares e deixa o time mais seguro para continuar suas atividades”, afirma o Presidente de Honra do Conselho Administrativo do Grupo Algar

Luiz Alberto Garcia tem 85 anos e ainda hoje participa das tomadas de decisão da empresa criada por seu pai, Alexandrino Garcia, em 1930. Presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo Algar, é atribuída ao empresário a transformação pela qual a empresa passou, quando passou a desbravar mercados fora do seu escopo. Atualmente, a companhia atua nas áreas de tecnologia, entretenimento e agronegócio.

No meio de sua jornada, Luiz Alberto percebeu que ser patrão de si mesmo era mais complicado do que imaginava. Não bastava ter ideias inovadoras e capital para investir. Ele precisava entender o mercado e se manter atualizado para que o negócio encontrasse possibilidades de crescimento.

Criar e gerir uma companhia não é fácil, mas também não é exclusividade de quem já nasceu com o perfil empreendedor. As características de um empresário de sucesso também podem – e devem – ser desenvolvidas ao longo da vida, afirma o Presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo Algar. O executivo compartilhou quais são essas características durante a nossa Semana de Empreendedorismo:

 

INICIATIVA

Para Luiz Alberto Garcia, a iniciativa é a primeira característica que um empreendedor precisa ter para atingir bons resultados – afinal, ninguém decide criar um negócio do zero se estiver acomodado.

É preciso sempre manter um olho na oportunidade, ser ágil e fazer as coisas acontecerem. “Para fazer o dia a dia dar certo, o empreendedor trabalhar muito mais do que 40 horas por semana. O empreendedorismo exige muito suor”, diz.

 

PERSISTÊNCIA

Colocar uma ideia de negócio em prática quando muitas pessoas tentam te convencer do contrário faz parte do mundo dos negócios – e é por isso que a persistência é uma das habilidades que precisam ser constantemente trabalhadas. Sem tentar, o empreendedor já fracassou e desistir deve ser a última das opções, afirma o Presidente de Honra do Conselho de Administração do Grupo Algar.

 

COMPROMETIMENTO

Entre todas as características que um empreendedor de sucesso precisa desenvolver, o comprometimento é uma das mais importantes. Segundo Luiz Alberto Garcia, além de se dedicar para conhecer profundamente seu negócio e público, é preciso estudar sempre dominar cada expertise da empresa para delegar tarefas e analisar as atividades do dia a dia.

 

AUTOCONFIANÇA 

Confiar em suas próprias capacidades é essencial para gerir uma empresa. “Quando você acredita de corpo e alma no seu negócio, isso irradia para os seus pares e deixa o time mais seguro para continuar suas atividades”, explica Garcia.

A falta de confiança, além de impactar os próprios colaboradores, também pode gerar insegurança em clientes e fornecedores, desestabilizando a imagem do negócio.  

 

ESPÍRITO DE VENDEDOR 

O empresário precisa, quase que literalmente, vender seu peixe todos os dias. Não adianta ter um produto maravilhoso, se ele ficar engavetado e ninguém o conhecer. “O empreendedor precisa ser o cientista e o vendedor. Sem vender, ele não prospera e quem paga a conta no final é o cliente”, defende o Presidente de Honra do Grupo Algar. Especialmente em momentos de crise, pensar em novas formas de demonstrar o valor agregado por trás do seu produto é fundamental para não ficar para trás.

Para participar de outras atividades da Semana Amcham de Empreendedorismo, basta se inscrever por meio do Amcham App (disponível nas plataformas iOS e Android).