CEO Fórum reúne mais de 1200 pessoas em Porto Alegre para debater o futuro

publicado 12/06/2018 15h47, última modificação 15/06/2018 13h40
Porto Alegre - PayPal, Instituto CESAR e IXL Center palestraram no evento em 07 de junho

Uma imersão no futuro do presente. Esse foi o tom da 15ª edição do CEO Fórum, evento realizado pela Amcham Porto Alegre na tarde de 7 de junho, no Teatro do Bourbon Country. Paula Paschoal, CEO da PayPal Brasil, Sérgio Cavalcante, CEO do Instituto CESAR, e Hitendra Patel, CEO Global da IXL Center, consultor e líder em inovação, trouxeram para a pauta do empresariado gaúcho novos olhares sobre inovação e sobre as mudanças exponenciais que a tecnologia impõe a cada dia.

Eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes, Paula Paschoal falou sobre o comportamento de compra do brasileiro. Contou que o País é um mercado singular quando o assunto são os pagamentos online. Segundo ela, parcelamentos em muitas vezes sem juros e boletos bancários, algo totalmente analógico, são exclusividades da terra verde-amarela. A executiva destacou que o mercado online está crescendo e que “a internet ainda tem muito dinheiro para roubar do varejo físico”. Para Paula, as compras online são um caminho sem volta, assim como a chegada dos aplicativos de transporte e tantas outras tecnologias que hoje norteiam a vida da população.

O pernambucano Sérgio Cavalcante provocou a plateia falando sobre a dificuldade dos brasileiros em inovar e modificar culturas empresariais ultrapassadas. Lembrou que “falamos muito em inovação, mas mantemos modelos educacionais no ensino médio e superior que são obsoletos e tolhem a capacidade criativa dos alunos, enquadrando-os em velhas fórmulas de aprender”. E o executivo foi além: acrescentou que, para gerar inovação, é preciso criar soluções focadas em problemas reais. “Precisamos de jovens que encontrem uma forma de despoluir a baía de Guanabara e não criem mais um app para descobrir a melhor balada da cidade. Precisamos de foco em questões importantes. Não é por falta de problema que o Brasil não vai inovar, não é?”, provocou.

Já Hitendra Patel trouxe para o público dados sobre a mudança de comportamento que a tecnologia exige. Falou sobre a necessidade das pessoas e das empresas acompanharem o novo ritmo em que o mundo se movimenta e sobre a busca por estratégias para se reinventar em um cenário nada estático. Mencionou companhias que quebraram por não enxergar o novo cenário, referindo-se à falta de visão da Blockbuster diante do Netflix. O especialista ainda arriscou dizer que “em dez anos, Google e Apple também serão substituídos por novas companhias e quem não quiser ver a sua empresa quebrar, tem que ampliar a visão, enxergar além. E, se quebrar, se reinventar”, completou.

Durante o CEO Fórum, a Amcham - Porto Alegre exibiu, em primeira mão, seu novo vídeo manifesto. Assista:

A próxima edição do CEO Fórum ocorre em 09 de Novembro. Para saber mais informações de outros eventos da Amcham, acompanhe nossa página de eventos.