CEO Fórum reúne mais de 1200 pessoas em Porto Alegre para debater o futuro

publicado 12/06/2018 15h47, última modificação 24/07/2018 14h44
Porto Alegre - PayPal, Instituto CESAR e IXL Center palestraram no evento em 07 de junho

Uma imersão no futuro do presente. Esse foi o tom da 15ª edição do CEO Fórum, evento realizado pela Amcham Porto Alegre na tarde de 7 de junho, no Teatro do Bourbon Country. Paula Paschoal, CEO da PayPal Brasil, Sérgio Cavalcante, CEO do Instituto CESAR, e Hitendra Patel, CEO Global da IXL Center, consultor e líder em inovação, trouxeram para a pauta do empresariado gaúcho novos olhares sobre inovação e sobre as mudanças exponenciais que a tecnologia impõe a cada dia.

Eleita uma das mulheres mais poderosas do Brasil pela Revista Forbes, Paula Paschoal falou sobre o comportamento de compra do brasileiro. Contou que o País é um mercado singular quando o assunto são os pagamentos online. Segundo ela, parcelamentos em muitas vezes sem juros e boletos bancários, algo totalmente analógico, são exclusividades da terra verde-amarela. A executiva destacou que o mercado online está crescendo e que “a internet ainda tem muito dinheiro para roubar do varejo físico”. Para Paula, as compras online são um caminho sem volta, assim como a chegada dos aplicativos de transporte e tantas outras tecnologias que hoje norteiam a vida da população.

O pernambucano Sérgio Cavalcante provocou a plateia falando sobre a dificuldade dos brasileiros em inovar e modificar culturas empresariais ultrapassadas. Lembrou que “falamos muito em inovação, mas mantemos modelos educacionais no ensino médio e superior que são obsoletos e tolhem a capacidade criativa dos alunos, enquadrando-os em velhas fórmulas de aprender”. E o executivo foi além: acrescentou que, para gerar inovação, é preciso criar soluções focadas em problemas reais. “Precisamos de jovens que encontrem uma forma de despoluir a baía de Guanabara e não criem mais um app para descobrir a melhor balada da cidade. Precisamos de foco em questões importantes. Não é por falta de problema que o Brasil não vai inovar, não é?”, provocou.

Já Hitendra Patel trouxe para o público dados sobre a mudança de comportamento que a tecnologia exige. Falou sobre a necessidade das pessoas e das empresas acompanharem o novo ritmo em que o mundo se movimenta e sobre a busca por estratégias para se reinventar em um cenário nada estático. Mencionou companhias que quebraram por não enxergar o novo cenário, referindo-se à falta de visão da Blockbuster diante do Netflix. O especialista ainda arriscou dizer que “em dez anos, Google e Apple também serão substituídos por novas companhias e quem não quiser ver a sua empresa quebrar, tem que ampliar a visão, enxergar além. E, se quebrar, se reinventar”, completou.

Durante o CEO Fórum, a Amcham - Porto Alegre exibiu, em primeira mão, seu novo vídeo manifesto. Assista:

A próxima edição do CEO Fórum ocorre em 09 de Novembro. Para saber mais informações de outros eventos da Amcham, acompanhe nossa página de eventos.

Assista ao aftermovie do XV CEO Fórum: