Como os ecossistemas inovadores de Piracicaba e Florianópolis podem ajudar a sua startup

publicado 28/06/2019 11h23, última modificação 28/06/2019 22h14
São Paulo – Sucesso vem da integração entre empresas, profissionais e universidades; Amcham lança concurso nacional de startups
Webinar Ecossistema de Inovação.jpg

Da esq. para a dir.: Eduardo Smith (42K Investimentos), José Augusto Tomé (AgTech Garage) – na tela – e Maximiliano Carlomagno (Innoscience)

Juntando grandes empresas, startups, universidade e fundos de capital em um mesmo espaço físico – o AgTech Garage –, o seu CEO, José Augusto Tomé, quer reforçar a fama de Piracicaba como o “Vale do Silício” do agronegócio.

“Alguns já falavam que aqui é o Vale do Silício do agro. Então criamos esse movimento para criar consistência maior, se organizar e, ao mesmo tempo, se provocar”, disse a um público virtual de 200 ouvintes que acompanhou o webinar que fizemos em São Paulo sobre ecossistema de startups, em 18/6. Quem também participou da conversa foi o investidor Eduardo Smith, fundador da 42K Investimentos.

Junto das grandes empresas, o Garage nasceu com o objetivo de maximizar o papel de cada agente no ecossistema de inovação, continua Tomé. O espaço é multidisciplinar, onde empresas (a Raízen é uma delas), startups e academia (Esalq, Fatec) podem desenvolver soluções conjuntas para o agronegócio. “O papel é o de maximizar o ecossistema de inovação em Piracicaba”, reforça Tomé.

Para Smith, o agronegócio é um dos setores mais promissores para o desenvolvimento de startups no país. “Na maioria dos casos, é muito difícil (se destacar). Por falta de investimento de base, tem muito poucas áreas onde seremos inovador mundialmente. E uma das áreas que poderíamos nos desenvolver em tecnologia do agronegócio, pela tradição e investimento das universidades.”

Como o Brasil é um país de “ineficiências”, há um lado bom e um ruim, continua o investidor. “O lado bom é que não é preciso investir em algo tão disruptivo. O Brasil tem espaço relevante em projetos de melhoria de eficiência.”

Florianópolis

Smith investe em startups na região de Florianópolis, também conhecida por ter um centro relevante de inovação. Ele cita uma série de fatores que contribuíram para o desenvolvimento da região: uma universidade de ponta (a UFSC), poucas oportunidades de emprego (o parque industrial não é diversificado), cases de sucesso (ele cita a Resultados Digitais, que se tornou referência nacional em automação de marketing) e alto nível educacional.

Entre outros fatores, Smith lista a atratividade da região. “Florianópolis é uma cidade turística também atrai pessoas de fora. E há pelo menos três fundos de venture capital atuando por lá”, continua.

Israel

Os palestrantes foram questionados sobre o sucesso de Israel, um dos países mais inovadores do mundo. Smith disse que o altíssimo grau de qualificação e necessidade de exportar para o mercado externo são os principais fatores. “Tem a questão da educação. Ela é fundamental para o sistema funcionar.”

Tomé disse que há muitos projetos de agronegócio em Israel que estão sendo observados por investidores brasileiros. “Tem fundos de investimento especializados em ir para Israel, achar startups e trazer para cá. Eles (os empreendedores israelenses) veem o Brasil como um supermercado.”

Entre 31 de agosto a 8 de setembro, vamos organizar a Missão Internacional de Inovação em Israel. O objetivo é apresentar aos participantes o ecossistema de empresas e instituições que tornaram o país um dos mais inovadores do mundo. Para mais informações, entre em contato pelo (11) 5180-3808 ou via [email protected]

Amcham Arena

Nós também queremos ajudar as startups a se desenvolverem. Há dois anos, criamos o Amcham Arena em Porto Alegre. Na capital gaúcha, reunimos com sucesso startups locais que apresentaram seus projetos a grandes empresas e investidores.

Este ano, vamos realizar um concurso nacional de startups, onde elas poderão apresentar seus projetos aos mais altos executivos e CEOs do país. Escolha uma das etapas regionais e prepare-se para estar frente a frente às pessoas certas para impulsionar o seu negócio. Para mais informações, clique aqui.

registrado em: ,