Conheça os melhores ecossistemas de inovação do mundo

publicado 03/05/2021 16h25, última modificação 03/05/2021 16h25
Veja quais são os principais polos de inovação internacionais que geram transformação nos negócios
missão digital rota de inovação 2021.png

Conheça os melhores ecossistemas de inovação do mundo

Países inovadores têm criado grandes e importantes polos de inovação ao redor do mundo com o objetivo de gerar transformação, através de pesquisas e descobertas que favoreçam o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico.

Os polos de inovação são espaços físicos e estrategicamente construídos para fomentar e facilitar a colaboração e conexão entre as empresas e negócios que possuem um propósito em comum: gerar inovação.

 

O QUE É ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO?

Ecossistema pode ser definido como um grupo ou comunidade que habita o mesmo espaço e se relaciona entre si, promovendo um sistema estável.

Sendo assim, podemos descrever os ecossistemas de inovação como um conjunto de empresas, instituições e negócios que se estabelecem em um mesmo local e se comunicam e interagem entre si.

Como resultado, os ecossistemas de inovação se tornam sistemas colaborativos e produtivos para a geração de inovação, transformação e novos negócios. Um dos maiores e mais bem-sucedidos é o Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Fazem parte dos ecossistemas de inovação negócios e instituições como:

  • Universidades

  • Centros de Pesquisadores

  • Empresas

  • Intraempreendedores

  • Startups

  • Governo

  • Investidores

  • Aceleradoras

  • Incubadoras

  • Parques tecnológicos

  • Hubs de inovação

  • Comunidades de startups

 

QUAIS SÃO OS MELHORES ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO DO MUNDO?

Há muitos ecossistemas de inovação e eles não param de surgir. Confira quais são os maiores e mais importantes atualmente, e algumas das principais empresas inovadoras que surgiram desses ecossistemas.

 

ESTADOS UNIDOS

O país é responsável pela criação da maior parte das startups unicórnios globais dos últimos anos. Entre os polos de inovação mais conhecidos e importantes do país estão: 

VALE DO SILÍCIO: que concentra o maior número de empresas de tecnologia do mundo e ocupa o topo da inovação em software, internet e redes sociais.

Algumas de suas empresas: Adobe, RockSpace, Orange e 42Phi Venture.

AUSTIN: tem se firmado como centro de inovação em setores como cybersegurança e indústria avançada. 

Algumas de suas empresas: Dell, BAE Systems, Austin Business Journal e Sparkcognition

BOSTON: é líder global em biotecnologia, abriga grandes empresas farmacêuticas. Também é considerado o lar das Biotechs e Cleantechs.

Algumas de suas empresas: The Engine built by MIT, Boston Scientific, MC MassChallenge e WindESCo.

 

EUROPA

O ecossistema europeu tem focado na transformação das indústrias tradicionais, do setor financeiro e da inovação sustentável. Os dois principais polos de inovação da Europa são:

SUÉCIA: estimula a pesquisa e o desenvolvimento, enquanto mantém o bem-estar social. É considerado o 2º país mais inovador do mundo pelo Global Innovation Index. 

Algumas de suas empresas: SAAB, Ignite Sweden, Swedish Mining Innovation, RISE Research Institute of Sweden e Vinnova.

REINO UNIDO: é destaque em setores como Fintech, Blockchain e Healthtech, os países do Reino Unido somam 37% dos unicórnios de toda a Europa.

Algumas de suas empresas: UKRI Innovate, Catapult, Imperial College London, Croda e TechUK.

 

ISRAEL

Cidades como Tel Aviv, Jerusalém e Haifa formam um centro de inovação com startups que já nascem globais. O país é conhecido como Startup Nation com um ecossistema único fundamentado em sua história e cultura.

Algumas de suas empresas: Sosa, Mobileye, Maverick Ventures Israel, SeeTree e State of Israel Ministry of Foreign Affairs

 

CHINA

Considerado um campo de batalha da inovação e do consumo, tecnologias e tendências como o Big Data, AI e o novo varejo O2O, vêm sendo desenvolvidas nos ecossistemas de inovação chinês.

Algumas de suas empresas: ByteDance, Kuaishou Technology, Tencent, Fudan University e Sequoia Capital.

 

O QUE OS MAIORES ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO TÊM A ENSINAR PARA EMPRESAS BRASILEIRAS?

Em tempos de pandemia, empresas que desejam transformar e impulsionar os seus negócios ou gerar novas soluções de mercado precisam focar seus esforços em inovação.

Por isso, criamos a Missão Amcham Rota de Inovação 2021, uma experiência totalmente online, que conectará empresas, entidades e especialistas em inovação dos 5 países inovadores aqui citados, para ajudar empresas que querem impulsionar os seus negócios e transformá-los pelas lentes dos ecossistemas de inovação mais influentes do mundo.

Acesse aqui para obter mais informações sobre a Missão Digital Rota de Inovação 2021.