Cultura Maker: o que ela impacta em pessoas, negócios e tecnologia

publicado 10/08/2021 15h06, última modificação 11/08/2021 10h33
Descubra como os pilares da cultura maker podem beneficiar a sua empresa
Amcham Talks_Cultura Maker.png

Saiba mais sobre a Cultura Maker e como o Amcham Talks - nosso festival de inovação - pode ajudar você a aplicar essa cultura na sua empresa.

A Cultura Maker é um movimento que incentiva a proatividade e celebra a capacidade humana de ter e desenvolver ideias com as próprias mãos. Com um mindset inovador, a cultura maker tem ganhado espaço dentro das empresas e contribuído para promover pessoas, negócios e tecnologias mais criativas, colaborativas e ágeis.

Para alguns especialistas, o movimento maker faz parte da próxima revolução industrial: ao transferir o poder de criar, fabricar e construir das indústrias para as mãos das pessoas, dando origem aos makers ou ‘fazedores’.

Assim, ao buscar desenvolver negócios escaláveis e colaboradores autônomos, a cultura maker favorece a inovação, permitindo a democratização e transformação digital nas organizações.

O movimento maker é fundamentado em 4 pilares básicos que o conceituam e direcionam os mais diversos tipos de inovação.

1- Criatividade: tudo pode ser criado e construído com as próprias mãos;

2- Colaboração: todos devem participar e colaborar com e para melhorias;

3- Escalabilidade: tudo precisa ser multiplicado e replicado em grande escala;

4- Sustentabilidade: nada pode ser desperdiçado, mas usado de forma sustentável e inteligente.

 

LEIA MAIS: 3 tipos de inovação: como aplicá-los ao seu negócio

 

O universo “mão na massa” da cultura maker possibilita que empresas possam enxergar esses 4 pilares em desenvolvimento, em 3 frentes fundamentais de qualquer gestão organizacional: pessoas, modelo de negócio e tecnologia. Confira essa relação a seguir:

 

PESSOAS CRIATIVAS E COLABORATIVAS

Na cultura maker o papel principal pertence às pessoas, logo são os colaboradores e gestores que exercem o protagonismo nas organizações. Chamados de makers ou fazedores, são eles que com uma postura resolutiva e ágil diante de cenários diversos, colocam a mão na massa e criam com propósito, beneficiando o ambiente corporativo.

Por isso, o pilar da criatividade é fundamental para que as pessoas tenham ideias que solucionem problemas e facilitem processos dentro e fora da empresa. 

A colaboração promovida pela cultura maker é muito importante quando o assunto são as pessoas. Equipes colaborativas são cruciais para a execução de projetos e geração de inovação.

 

NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E ESCALÁVEIS

A lógica maker é não desperdiçar recursos e usar o que se tem disponível com inteligência, promovendo modelos de negócios sustentáveis e com responsabilidade socioambiental. Cada vez mais, o cuidado com a sociedade e o meio ambiente vem sendo exigido das empresas por meio da promoção e incentivo às práticas ESG.

O futuro também requer modelos de negócio com capacidade de gerar ideias e soluções escaláveis que possam ser multiplicadas em grande escala, mas com redução de custos.

 

CULTURA MAKER E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Inovar é transformar ideias em soluções ágeis e simplificadas. O avanço da tecnologia continua a favorecer a inovação e a criação de novos negócios. Ainda que a cultura maker torne as pessoas protagonistas dos processos de inovação, ao levantar a bandeira do “faça você mesmo”, ela o faz com o uso inteligente e proativo da tecnologia. 

A inovação é um dos principais benefícios dessa cultura, favorecendo o surgimento de ferramentas e processos que solucionam problemas de negócio ou da sociedade. 

 

APRENDA A APLICAR A CULTURA MAKER NO AMCHAM TALKS

Gerar inovação e impacto social com propósito são ações fundamentais para as empresas que desejam se adaptar às mudanças com agilidade, transformar o mercado e a vida das pessoas e sobreviver ao futuro.

Os pilares da cultura maker são habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas por essas empresas, para alcançar tais objetivos. Assim, para desenvolver pessoas, negócios e tecnologias, a sua empresa precisa ser: criativa, colaborativa, escalável e sustentável - em todas as frentes e pontas.

Para ajudar a sua empresa a trilhar essa jornada, realizaremos nos dias 25 e 26 de agosto, o maior festival de inovação do Brasil: o Amcham Talks 2021 | Trends Innovation Festival.

Com base nas tendências de inovação, para esta edição do Talks, definimos 3 pilares principais que irão direcionar as transformações organizacionais: pessoas, negócios e tecnologias. 

Você entenderá com detalhes o mindset da cultura maker e aprenderá como esse movimento pode colaborar para a transformação das pessoas, dos negócios e das tecnologias na sua empresa. 

Além disso, você também conhecerá cases reais de empresas que já têm tido resultados positivos com a implementação da cultura maker como pilar estratégico da gestão organizacional. 

Participe do Amcham Talks - Edição Cultura Maker e veja os seguintes benefícios serem gerados em seu negócio:

  • Dinamismo e agilidade operacional

  • Lideranças criativas e colaborativas 

  • Redução de custos

  • Aumento de proatividade 

  • Motivação e engajamento interno

  • Conexão com outras empresas e mercados 

  • Inovações abertas e simplificadas 

  • Produtividade 

  • Escalabilidade de baixo custo 

Inscreva-se aqui gratuitamente e garanta a sua vaga.