Diretor da HP Enterprise explica aversão à inovação em empresas: "Pressão do negócio"; confira em vídeo

publicado 25/04/2016 14h16, última modificação 25/04/2016 14h16
São Paulo - Luis Fernando Saraiva acredita que estratégia, operação e cultura empresarial são os pontos cruciais para nortear interação entre inovação e o business
luis-fernando-saraiva-8975.html

Empresas inovadoras são muito bem vistas pelos consumidores. Porém, nem todas as organizações incentivam a inovação por achar que ela atrapalha os negócios. A opinião foi unânime no Comitê de Inovalção realizado na sede da Amcham Brasil na quarta-feira (13/4). No evento participaram Estafani Bello, gerente de inovação da Roche, e Luis Fernando Saraiva, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Hewlett Packard Enterprise no Brasil.

Saraiva explicou o motivo de algumas companhias não verem com bons olhos o processo de inovação. “A rejeição pode existir ou por uma definição não clara de objetivos, ou uma leitura de competitividade não clara, ou mesmo por uma questão cultural e de liderança dentro da organização que não está desenvolvida para praticar a inovação. Acaba tendo a pressão do negócio como inimigo da inovação. O que não pode acontecer. Deveriam andar de braços dados”.

Os pontos cruciais, segundo ele, para que essa interação entre inovação e modelo de negócios, que deve ser equilibrada, seja benéfica são estratégia, operação e cultura empresarial. “A inovação tem que passar por uma estratégia clara, que premie a inovação. Por uma estrutura operacional que não tranque a inovação. E, por fim, uma questão cultural, não adianta ter estratégia e operação voltadas para a inovação se as lideranças não estão orientadas para a questão da inovação. Estratégia, operação e cultura empresarial”, pontuou.

Durante sua apresentação, o diretor da HP Enterprise mostrou protótipos da Apple e da própria HP que sequer foram ao mercado. Ele explicou a importância de aprender com os erros para continuar inovando. Confira a entrevista completa em vídeo. 

 

registrado em: