PE Avança: como a inovação favorece a transformação e competitividade de Pernambuco

publicado 01/09/2021 18h37, última modificação 01/09/2021 18h37
Confira os principais insights, dados e iniciativas do evento de lançamento do projeto PE Avança
PE_AVANÇA_o poder da transformação.png

Acesse a central de conteúdos exclusivos do PE Avança em: www.amcham.com.br/peavanca

Para discutir como a inovação favorece a transformação e competitividade em Pernambuco, a 5ª edição do PE Avança chega para unir sociedade, governo, instituições e empresariado com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico e construir o futuro do Estado de Pernambuco sob o tema: o poder da transformação.

Com esse propósito de fazer o mercado pernambucano avançar e se transformar, estabelecemos 3 pilares prioritários para nortear o projeto PE Avança, sendo eles:

  1. Atração de investimentos

  2. Fomento à cultura de inovação

  3. Formação de mão de obra de inovação e tecnologia da informação.

O lançamento da edição de 2021 ocorreu no dia 01/09 de forma online e contou com a participação especial de Paulo Câmara, Governador do Estado de Pernambuco e João Campos, Prefeito da Cidade do Recife. Com apresentação da nossa Superintendente Nordeste, Alessandra Andrade, também participaram do evento de lançamento: Paulo Sales, Presidente dos conselhos do Grupo Moura e da Amcham Recife, Zaima Milazzo, Diretora de Novos Serviços da AlgarTelecom e Presidente do Brain e Luis Serafim, Head of Brand & Communications, Digital & e-commerce da 3M.

Confira os principais insights, percepções e projetos que objetivam favorecer a transformação e competitividade de Pernambuco:

 

A TRANSFORMAÇÃO E COMPETITIVIDADE NO PERNAMBUCO

Desde 2017, o PE Avança busca favorecer a transformação e competitividade em Pernambuco fomentando a atração de novos investimentos, contribuindo para a construção de uma cultura de inovação no Estado e incentivando a educação e capacitação profissional.

“Este ano, o PE Avança se torna uma ação ainda mais relevante e pertinente, pois se alinha com o Plano de Retomada pernambucano, lançado no início do último mês. Certamente, a iniciativa será uma contribuição importante para o desenvolvimento do nosso Estado”, declarou Paulo Câmara, governador de Pernambuco.

Uma série de propostas e ações objetivas, tanto do governo do Estado quanto da prefeitura da capital pernambucana, visam impulsionar o ambiente de negócios, apoiar a educação e geração de empregos que viabilizarão o aumento de investimento na região.

Segundo João Campos, prefeito de Recife, o propósito da cidade é ocupar espaços onde seja possível ampliar investimentos públicos e firmar parcerias público-privadas. 

“Temos uma tarefa intensa pela frente na promoção da competitividade no Estado. Para isso, precisamos alinhar a capacidade produtiva da iniciativa privada com um caminho de desburocratização e facilitação para o empreendedorismo por parte do poder público. Precisamos construir essa agenda conjuntamente”, afirmou o prefeito, que destacou 2 ações prioritárias para que tais iniciativas aconteçam:

1 - Implementação de melhorias tecnológicas na cidade, seja no ambiente público ou na iniciativa privada;

2 - Ter um olhar especial e atento para a preservação do meio ambiente e das diretrizes gerais da agenda climática.

O Pernambuco já é um hub de tecnologia no Brasil: o desafio atual é consolidar o Estado nessa frente, formando e capacitando pessoas para atuar na área de TI e inovação.

 

PRINCIPAIS INSIGHTS DA PESQUISA 2021

Em todas as edições do PE Avança, nós compartilhamos dados e informações relevantes que possam contribuir com o avanço e desenvolvimento do ambiente de negócios pernambucano. 

Este ano, a temática da pesquisa é: “PE Avança 2021: o cenário da educação e da mão de obra do setor de TI em Pernambuco" e busca entender como as empresas estão tentando resolver e superar esse desafio.

Foram 119 lideranças executivas respondentes, sendo 45% CEOs, presidentes, VPs e sócios; 20% diretores; 16% gerentes e 18% outros cargos

Quando perguntados sobre quais devem ser as principais iniciativas de Pernambuco no que se refere à formação de profissionais para atuação no mercado de trabalho, 60% dos respondentes concordam que estabelecer métricas para a aprendizagem, iniciar as mudanças curriculares e a reforma do Ensino Médio, com foco em habilidades e competências voltadas para tecnologia irão favorecer a resolução desse desafio.

Com relação às prioridades para o avanço do mercado de trabalho de tecnologia, 50% dos executivos defendem que o Estado deve incentivar e investir mais na educação básica, envolvendo a educação digital desde cedo.

Sobre as ações e práticas que as organizações utilizam para enfrentar o desafio da falta de mão de obra qualificada em tecnologia, 39% dos executivos afirmam investir em formação e capacitação interna dos colaboradores.

Para a pergunta quais as áreas prioritárias de TI que a sua empresa está buscando profissionais, as principais respostas foram: programação (43%); business intelligence (41%); desenvolvedor web (26%); suporte (22%); big data (15%); cibersegurança (12%) e infraestrutura (11%).

 

Confira a pesquisa completa aqui

 

O PODER DA COLABORAÇÃO PARA A INOVAÇÃO

É fundamental que as organizações entendam a importância da colaboração para os seus processos de inovação e, consequentemente, para a geração de resultados. Estratégias como open innovation e agile oferecem inúmeros benefícios para tais processos. 

Ambas as estratégias se utilizam da colaboração humana, pilar crucial para favorecer a inovação. Para Zaima Milazzo, a metodologia ágil é peça chave na construção de novos negócios e agente transformador de mindset.

“A metodologia ágil tem como base dois pilares: primeiro, ela quebra o conceito de departamento, comum das empresas; segundo, permite testagem de usabilidade das soluções para os clientes”, afirmou Zaima.

 

LEIA MAIS: Metodologias ágeis: descubra como preparar a sua organização para melhorar o seu trabalho

 

INOVAÇÃO COMEÇA NO INDIVÍDUO

“O Brasil não se transformará se a sociedade não se mobilizar para isso", pontuou Paulo Sales, que acredita que o PE Avança contribui para o exercício da cidadania e se torna peça fundamental para transformação do todo o país.

Luis Serafim concorda: “A inovação começa com cada um de nós transformando e mudando a nossa mentalidade e a nossa jornada”. 

O tema inovação deixa de ser discutido apenas dentro de organizações e indústrias tecnológicas e passa a fazer parte do dia a dia das pessoas, nos mais diversos locais como: o comércio, indústrias, setores públicos, universidades, escolas, instituições privadas entre outros. 

A inovação favorece a transformação e competitividade e consequentemente contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Pernambuco. O Estado já é uma grande referência tecnológica e importante polo de inovação no nordeste brasileiro, mas é preciso continuar avançando e impulsionando conexões transformadoras.

“Para não ficarmos obsoletos, não desaparecermos e continuarmos relevantes, é preciso inovar. Inovação é imperativa e necessária no mundo que vivemos hoje”, declarou Luis Serafim, que compartilhou alguns pontos importantes sobre os processos de inovação nas empresas: 

  • Inovação é criação de valor percebido

  • Para favorecer a inovação é preciso criar uma cultura de colaboração

  • É crucial ter um mindset que aceita o erro como ferramenta de inovação

  • Criar um ambiente de segurança psicológico é indispensável:

“As pessoas são o principal motor da companhia, elas precisam saber que serão respeitadas” declara Luis.

  • Inovação é ética, sustentável e precisa de integridade

  • Diversidade e inclusão são mandatórias para a geração de inovação

  • Inovação começa com cada um de nós.

 

PE AVANÇA: O PODER DA TRANSFORMAÇÃO

Acreditamos que a transformação acontece em ciclos: a partir da educação e do conhecimento, é possível qualificar a mão de obra e então ser capaz de atrair investimentos que irão colaborar com a construção de uma sociedade inovadora, integrada e sustentável.

O Estado de Pernambuco já é uma grande referência tecnológica e importante polo de inovação no nordeste brasileiro. O PE Avança tem o propósito de mostrar o poder da transformação, consolidar a história do Estado e contribuir para que o mercado pernambucano continue a avançar. 

O projeto evoluiu nos últimos anos, hoje o PE Avança contempla uma central de conteúdos exclusivos que ficarão disponíveis por um ano, com uma variedade de materias para ajudar a sua empresa a transformar o Estado de Pernambuco. Acesse o PE Avança aqui.

 

Saiba mais sobre o Projeto Avança em outros Estados brasileiros aqui.