Quase 80% das empresas pretendem investir mais em inovação

por giovanna publicado 19/05/2011 17h57, última modificação 19/05/2011 17h57
São Paulo – Pesquisa realizada por Amcham e FDC identificou também principais tendências nessa área.

A grande maioria das empresas no País pretende ampliar os investimentos em inovação. Enquete realizada com 300 executivos de médias e grandes empresas com cargos de gestão da inovação e estratégia sinalizou que 78% têm esse objetivo.

A pesquisa foi conduzida pela Amcham em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) durante o Seminário Rumos da Inovação no Contexto Empresarial Brasileiro, na Amcham-São Paulo nesta quinta-feira (19/05).

Uma parcela de 17% dos respondentes afirmou que pretende manter o atual nível de investimentos em inovação. Outros 6% declararam intenção de reduzir os aportes.

Tendências

Questionados sobre as principais tendências de inovação, os executivos apontaram, por ordem de prioridade:

1- CEOs mais focados na prática da inovação, inserindo esse conceito na cultura da companhia e tornando o ambiente mais propício a essa prática;
2- Maior integração entre universidades e empresas;
3- Mais investimentos em tecnologias e ferramentas para viabilização e aceleração da inovação;
4- Aumento dos investimentos em inovação;
5- Compartilhamento de centros de Pesquisa e Desenvolvimento com outras empresas do mercado;
6- Facilitação nos processos de obtenção de financiamento público para projetos de inovação;
7- Intensificação de aquisições e fusões na busca por novos produtos e mercados;
8- Criação de modelos de remuneração e bonificação ligados diretamente a projetos e resultados relacionados à inovação;
9- Redução de backlog (acúmulo de pedidos) de patentes no Brasil, proporcionando o aumento da concessão de patentes com qualidade em um prazo menor;
10- Transferência de inovações no Brasil para as matrizes.

Contexto atual

Atualmente, as empresas, na maioria, investem pouco em inovação. Apenas cerca de 17% dos consultados disseram que suas companhias aplicam montantes superiores a 4% do faturamento em pesquisas e desenvolvimento tecnológico. Uma parcela de aproximadamente 74% faz aportes de até 4% do faturamento e um grupo de 9% disse que não aplica em inovação.

A principal estratégia que as companhias adotam para avançar no desenvolvimento de novas tecnologias é a busca pelas melhores práticas de inovação junto às respectivas matrizes ou a outras empresas, de acordo com 39% dos respondentes. A ampliação da rede de parceiros e a formação de equipes de inovação também foram opções bastante citadas, com 23% e 17% das respostas, respectivamente.

 

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