Amcham-Salvador discute vantagens em se preparar para o e-Social

publicado 09/05/2014 15h14, última modificação 09/05/2014 15h14
Salvador – “Sistema não tem a missão de criar novas obrigações. E sim, diminuir a burocracia no cumprimento da legislação que rege os direitos dos trabalhadores”, afirma Luciana Pereira, do Grupo Performance
salvador-foto01.jpg-1568.html


Para esclarecer o empresariado local sobre as mudanças promovidas pelo e-Social,  o Fórum de Governança Corporativa, realizado na Amcham-Salvador na sexta-feira (11/04), recebeu Luciana Pereira, gerente responsável pela consultoria Trabalhista e Previdenciária e Recursos Humanos do Grupo Performance (confira a apresentação completa aqui) e Hugo Matsuda, executivo de Soluções da Stefanini (confira a apresentação completa aqui).

Motivado por indicadores do cenário atual, entre eles os 2,5 milhões de trabalhadores com vínculos extemporâneos incluídos no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), em 2012; e as perdas superiores a R$ 1 bilhão por fraudes e pagamentos indevidos de Seguro Desemprego e Abono Salarial, o e-Social têm a missão de unificar em uma plataforma digital informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Conforme explica Matsuda, o sistema tem por objetivo não só eliminar, mas, como também mudar a forma de envio de diversos arquivos mensais e anuais. Ainda de acordo com o executivo, 30% das empresas estão em fase de estudos para entender os impactos no negócio e ações necessárias. “É importante que as companhias não esperem a definição final do governo para iniciar o projeto de implantação”.

Já para Luciana Pereira, do Grupo Performance, entre as vantagens (das empresas) em preparar para o sistema estão as melhorias dos processos internos e a antecipação de ações trabalhistas e autos de infração.

“O e-Social não consiste em um projeto só de TI, RH e soluções sistêmicas. É um projeto de mudança cultural e de processos nas empresas”, completa Matsuda. 

A seguir, a íntegra das apresentações de Hugo Matsuda, da Stefanini, e Luciana Pereira, do Grupo Performance,  no Fórum de Governança Corporativa, realizado na Amcham-Salvador na sexta-feira (11/04):

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em: