Cabe ao líder reverter efeitos negativos de conflitos de opiniões, aponta especialista

publicado 03/06/2014 11h56, última modificação 03/06/2014 11h56
Campinas – Consultora Mônica Simonato participou do comitê estratégico de Legislação em 30/05
lider-foto01.jpg-7061.html

Os conflitos são inevitáveis. O segredo é saber administra-los positivamente dentro da organização. A responsabilidade em reverter os efeitos negativos é sempre do líder da equipe, aponta a consultora Mônica Simonato, que é especialista em Anger Management ( gestão da raiva) e em Prevenção de Conflitos entre pessoas , ministrado pela CIA ( Centraal Intelligence Angency) .

De acordo com Mônica Simonato, um líder, nesses casos, deve tentar reverter o reflexo negativo que esse conflito pode gerar no ambiente de trabalho, tornando-o algo positivo, em uma experiência que acrescenta novos valores e pontos de vista a todos os envolvidos.

 “Conflito de opiniões sempre é algo positivo, pois acrescenta ao outro um novo ponto de vista, desde que ele saiba lidar com essa diferença”, acrescenta ela, que participou na última sexta-feira (30/05) do comitê Estratégico de Legislação da Amcham-Campinas. O tema debatido foi “Gestão de Conflitos Corporativos”.

 A presença de uma referência é fundamental para manter um ambiente livre de conflitos.  “Mesmo entre os animais irracionais, há sempre um líder”. Monica diz que a liderança é uma mescla de características naturais e moldadas, mas que se o ambiente em que o profissional atua der as oportunidades adequadas para que ele se desenvolva, então até a pessoa mais retida profissional e pessoalmente, pode encontrar caminhos para se tornar um bom Líder.

 Outro ponto de atenção para a boa gestão de conflitos por um líder, segundo Monica, é o investimento que um líder deve fazer em seu poder de  autoconhecimento, para que dessa forma ele saiba em qual estilo de liderança ele se encaixa melhor. “Estilo de liderança não se aprende durante a formação acadêmica, ela se desenvolve a partir do autoconhecimento” afirma.

registrado em: