Companhias utilizarão mais as redes sociais como ferramenta de engajamento dos colaboradores

por daniela publicado 23/05/2011 12h24, última modificação 23/05/2011 12h24
Recife - Disponibilização de aplicativos corporativos aos funcionários é outra tendência apontada no CIO Fórum promovido pela Amcham.
companhias_corpo.jpg

Trabalhar o engajamento de funcionários via redes sociais da mesma maneira que se faz com o de consumidores dos produtos e serviços de uma companhia será o maior desafio para os gestores de Tecnologia da Informação (TI), os Chief Information Officers (CIOs) nos próximos anos.

“Em dois anos, teremos condições de, por exemplo, abolir o e-mail como ferramenta de comunicação dentro das empresas. Elas passarão a utilizar redes sociais internas e a comunicação entre funcionários será mais rápida e dinâmica”, afirmou Max Thomaz, CIO do Grupo Abril, na segunda edição do CIO Fórum da Amcham-Recife, realizado na última sexta-feira (20/05).

O executivo acredita que outra tendência é o fim da proibição do acesso de tablets e smartphones às redes de internet corporativas, restrição ainda muito comum. “As empresas precisam começar a incorporar esses equipamentos porque eles serão cada dia mais utilizados pelos funcionários. Levar um tablet ao trabalho será como levar uma caneta”, ilustrou.

Thomaz avalia que os gestores de TI devem ter também a missão de detectar de que forma os hábitos de consumo e o uso de equipamentos tecnológicos pelos funcionários podem agregar em produtividade.

Segundo o executivo, oferecer aos colaboradores aplicativos para smartphones que integrem informações e ferramentas de comunicação da empresa é um dos exemplos de como se adaptar a essa nova realidade. 

Os gestores de TI estão mais próximos das decisões estratégicas das empresas e, além dos conhecimentos técnicos, o envolvimento com os colaboradores é fundamental, acrescentou Claudio Alcoforado, CIO do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.

No evento, Ronaldo Spivak, gerente de Telecomunicações da Rede Globo, apresentou o case da companhia nas redes sociais, que tem apresentado resultado positivo.

TI Verde

Também esteve presente no CIO Fórum Cesar Meneses, CIO da Kraft Foods no Brasil, que ressaltou a importância do TI Verde, conceito de mercado que consiste na prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte dos equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica. 

Meneses defendeu o maior comprometimento do empresariado com o tratamento de resíduos sólidos. Segundo ele, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que está em fase de regulamentação, será um importante passo para padronizar os diferentes procedimentos de tratamento de resíduos das companhias no Brasil.

registrado em: