Google aponta Recife como um dos melhores mercados para se investir em TI

publicado 01/11/2013 12h50, última modificação 01/11/2013 12h50
Recife – Conferência de TI da Amcham-Recife contou com participação da gerente de vendas da Google Enterprise, Thais Moraes
thais-moraes-2063.html

Após anos de crescimento de investimento na região e desenvolvimento de empresas de todos os portes, Pernambuco se tornou um dos locais mais estratégicos para se investir em tecnologia do Brasil. “Para o Google, Recife tem um dos melhores mercados para se investir por conta do crescimento da competitividade. Com isso, há dois caminhos: investir na inovação e treinamento ou mudar toda dinâmica de trabalho”, explicou Thais Moraes, gerente de vendas do Google Enterprise (Califórnia, EUA), na Conferência de Tecnologia da Informação (TI) da Amcham-Recife, realizada na quinta-feira (24/10).

O tema do evento foi A Cultura da Inovação como Diferencial Competitivo nas Empresas, e apresentou novas ferramentas e soluções para os negócios, e contou também com as presenças de Dario Meneghel, diretor de TI da Odebrecht, e Luiz Muraro, CEO da TOTVS Nordeste.

Com o grande aumento da competitividade, veio a necessidade da constante e rápida inovação e atualização das antigas e das recém-instaladas empresas. “Nossa missão é trazer a inovação em TI ao Nordeste, fazendo com que o setor se torne menos reativo e mais estratégico, tendo um modo de operação mais ágil que possa competir em escala global”, continuou Thais.

Os apps do Google

Ao abordar as vantagens dos aplicativos (apps) do Google, Thais ressaltou o papel da tecnologia no mundo de negócios ao diminuir redundâncias e garantir o acesso a informações de uma maneira segura e rápida. “Nosso objetivo é fazer com que a tecnologia seja parte da estratégia de crescimento empresarial”, continuou ela, ressaltando as funcionalidades dos Google Apps na efetiva organização e comunicação corporativa.

Atualmente, os Google Apps são utilizados por mais de 5 milhões de organizações no mundo inteiro, com considerável crescimento no Brasil. “Nossos aplicativos são baseados em três pilares: tecnologia, negócio e cultura. Serviços como o Gmail, Google +, Google Docs e Google Drive são alguns dos aplicativos mais usados nas empresas para uma infraestrutura mais integrada, soluções empresariais e do cotidiano”.

Segundo Meneghel, para que haja inovação na área de TI, dois pontos devem ser frequentemente exercidos: constante atualização (dos gestores, staff e ferramentas de trabalho) e a criatividade para o surgimento de novas ideias. “A palavra chave da Odebrecht quando se fala em tecnologia é inovação. Quando pensamos no desenvolvimento do setor, visamos o crescimento (eficiência nas atividades), segurança e produtividade”.

Responsável pelas operações da TOTVS em Pernambuco e Alagoas, Luiz Muraro reconhece o potencial de crescimento do Nordeste e, principalmente, do estado. “Pernambuco está ávido por novos investimentos na área de TI. Novo polo de negócios, o estado se tornou grande consumidor de tecnologia”, comentou o CEO. “A descentralização dos negócios com a instalação do Porto de Suape e da Fiat no estado, por exemplo, trouxe muitas oportunidades de desenvolvimento no setor, mas ainda há muito a se explorar”. 

registrado em: