Pesquisa Amcham: maioria das empresas quer ampliar investimentos em TI e Telecom em 2012

por giovanna publicado 20/10/2011 12h45, última modificação 20/10/2011 12h45
São Paulo – Plano de aumentar equipes é destaque. Uma fatia de 29% dos consultados manifestou essa intenção, ao passo que na sondagem do último ano eram apenas 2%.

Pesquisa da Amcham, em parceria com o Ibope, junto à base de associados da entidade, mostra que a maioria das companhias (57%) pretende aumentar investimentos nessa área em 2012. Em 2010, a fatia dos entrevistados que revelava a mesma avaliação sobre o ano seguinte era um pouco maior, de 63%. Nos dois anos, não houve menção a redução de aportes.

Os planos de investimento estão totalmente alinhados com as estratégias das companhias como um todo, dizem 71%. Para 21%, se mostram parcialmente alinhados.

Para os executivos, a maior dificuldade enfrentada no planejamento de TI/ Telecom diz respeito a dar conta de grandes demandas com prazos reduzidos (50% versus 34% na última sondagem).

Os dados fazem parte da pesquisa “Business Round Up – Perspectivas 2012” da Amcham, que mostra a visão do empresariado com relação à economia e aos negócios no próximo ano.

Foco dos aportes

Dentro dos investimentos previstos para o próximo ano, aparece com destaque o direcionamento de recursos para ampliação de equipes, conforme 29%. Trata-se de uma grande diferença em relação ao que foi apontado na última sondagem, quando apenas 2% manifestaram essa intenção para 2011.

As empresas priorizarão em 2012 também aportes para substituição e compra de novas tecnologias (21%, bem menos que os 46% indicados na última pesquisa) e aquisição de ferramentas (21%) e equipamentos (14%).

Quando se trata de ferramentas, a sondagem da Amcham sinaliza que estarão voltadas principalmente a relacionamento com fornecedores e clientes (79%), integração interna, envolvendo matriz e filiais (64%), e Business Intelligence (57%).

Apenas 29% afirmam que suas empresas preveem o uso de tecnologia verde no próximo ano.

registrado em: